Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Polícia
26/04/2016 08:29:00
Soldado da Rotai recebe capacitação para atuar no Gecam

assessoria

Imprimir
Soldado PM Gabriel Evan Miranda (E) ao lado do sub comandante do 5º BPM, Major PM Wellington Klimpel (D) (Foto: Divulgação)

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (25) a solenidade de formatura do 1º Curso de Motociclista Militar e Batedor do Gecam (Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. O treinamento que aconteceu entre os dias 4 e 22 abril, contou com a participação de 34 militares, entre eles o soldado PM Gabriel Evan Miranda, da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) de Coxim.

Com 210 horas de duração o curso teve como objetivo segundo o comandante do Gecam, major Anderson Luiz Alves Avelar, oferecer aos policiais que trabalham com motos técnicas necessárias para proporcionar à sociedade um serviço com melhor qualidade, aprimorando os procedimentos de pilotagem para evitar acidentes, e consequentemente as baixas de policiais por lesões em serviço.

“Queremos que os nossos policiais desempenhem suas funções com segurança e qualidade, para que retornem aos seus lares com integridade física e psicológica preservada”, destacou o comandante.

De acordo com o tenente Felipe dos Santos Joseph, que falou em nome da turma, o curso foi uma grande oportunidade para compreender o principal instrumento de trabalho utilizado pelos policiais do Gecam, a motocicleta, contribuindo significativamente com as atividades desenvolvidas pelo grupamento. “Em apenas sete meses de existência, o Gecam apresenta resultados satisfatórios, como a prisão de 23 pessoas por tráfico de drogas, 26 armas de fogo, o cumprimento de 79 mandados de prisão, recuperação de 24 veículos e a realização de diversas operações em bairros da Capital”, relatou o tenente.

O chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, que na ocasião representou o comandante-geral, coronel Jorge Edgar Júdice Teixeira, disse que o treinamento faz parte de uma medida adotada pelo comando para capacitar cada vez mais o efetivo. “Temos buscado junto ao governo ações que possam incentivar e motivar os nossos policiais, para que seja realizado um bom trabalho perante a sociedade”, frisou.

Na ocasião o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, coronel Deusdete de Oliveira Filho, representou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, e falou da importância da criação do Gecam, quando na época ocupava a função de comandante-geral da PM. “O governador quando ouviu a nossa proposta não mediu esforços em nos atender e hoje o Grupamento realiza um excelente trabalho”, destacou.

O sub comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Major PM Wellington Klimpel, também participou do evento.

Gecam

O Grupamento Especializado com o Apoio de Motocicletas (Gecam) foi criado em outubro do ano passado com a instalação da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que tem como missão de diminuir o tempo resposta nos atendimentos e desenvolver uma modalidade de policiamento voltada para a prevenção de atos delituosos praticados principalmente por motociclistas.

Além do policiamento preventivo, o grupo também atua na fiscalização de trânsito e escolta de autoridades, colaborando para o enfrentamento à criminalidade.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias