Veja/PCS
ImprimirA aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 50,2%, de acordo com pesquisa Latam Pulse divulgada nesta quinta-feira, 31. Com isso, o chefe do Planalto volta a ter índices positivos maiores que sua desaprovação, que agora é de 49,7%.
Tal cenário não era visto desde outubro do ano passado e segue uma tendência indicada no último levantamento, que já sinalizava uma melhora do petista. O relatório é conduzido pelo instituto AtlasIntel.
A avaliação do governo Lula também melhorou, embora siga majoritariamente negativa: 48,2% classificam a condução do presidente como ruim ou péssima, grupo que registrou queda de um ponto percentual. Outros 46,6% apontam a gestão como ótima ou boa, um crescimento de três pontos percentuais em relação ao último levantamento; 5,1% acham que é regular.
A melhora nos índices de Lula ocorre em meio à postura firme adotada pelo petista ante o tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além das sanções aplicadas pelo norte-americano contra o Brasil. Nas últimas semanas, o chefe do Planalto tem investido em um discurso pela soberania nacional e contra a interferência externa no Judiciário brasileiro.
Ao todo, 7.334 pessoas responderam à pesquisa entre os dias 25 e 28 de julho. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.