Sábado, 11 de Maio de 2024
Política
13/12/2023 11:18:00
Edilson Magro e Pedro Ronny são os preferidos dos eleitores na disputa pela Prefeitura de Coxim

Sheila Forato

Imprimir

Com a proximidade de 2024 os grupos políticos começam a se movimentar de olho nas eleições municipais. No último trimestre do ano, diversas pesquisas foram feitas para nortear os próximos passos. Em todas as sondagens fica claro que a preferência do eleitorado de Coxim se concentra em dois nomes, o do prefeito Edilson Magro (PP) e do advogado Pedro Ronny Argerin (sem partido).

Edilson Magro e Pedro Ronny são os preferidos dos eleitores (Foto: Arquivo/Edição MS)

No mês passado, o Instituto Ranking Brasil de Inteligência levantou a intenção de votos da população de Coxim. Em cenários estimulados, quando o pesquisador colhe a preferência do eleitor mediante apresentação de uma relação de nomes, Edilson e Pedro se destacam.

Confira:

Estimuladas

No primeiro cenário, Edilson tem 40,2% da intenção de votos, já Pedro aparece com 20,4%. Na relação também estavam os nomes do ex-prefeito Aluízio São José (PSB) com 9%, assim como dos vereadores Abílio Vanelli (PT) e Carlos Henrique Ferreira da Silva (MDB), com 4% e 2,2%, respectivamente. Já no segundo cenário, Edilson aparece com 44%, enquanto Pedro tem 21,2% da intenção de votos. Aluizio é o preferido de 10% dos eleitores.

Desses dois cenários, o que mais chama a atenção é o número de pessoas indecisas, que não sabem ou não responderam os pesquisadores. Na estimulada 1 eles são 24,2% e na estimulada 2 são 24,8%. Se levarmos em consideração esse fator, podemos afirmar que Coxim entra 2024 com uma eleição totalmente aberta, pois esses eleitores podem definir o resultado das urnas, sem alcance dos institutos de pesquisas.

Tem de se levar em consideração, ainda, o capital político de quem pode apoiar lado A ou B. Nos cenários simulados acima, os outros três nomes (Aluízio, Abílio e Carlos) somam mais de 15%.

Dos nomes que se destacam na preferência do eleitorado nenhum confirmou, por enquanto, a disputa pela cadeira de prefeito. Edilson Magro é prefeito, mas pregava contra a reeleição em campanha. Já Pedro Ronny é a novidade. Ele nunca ocupou cargo público, apenas disputou as eleições em 2020.

Vale lembrar que a chamada direita também ensaia para lançar um nome que possa disputar a Prefeitura de Coxim. Esse nome ainda não estaria definido, de forma oficial. O grupo também quer ao menos uma das 13 vagas da Câmara Municipal. Outro grupo que não deve ser ignorado é o do PSDB. Atualmente os tucanos tem Flávio Dias como vice-prefeito e tem William Meira ocupando a cadeira de primeiro-secretário da Câmara Municipal. Eles representam o governo do Estado, que tem bastante peso numa eleição.

Pesquisa

Os dados foram colhidos pelo Instituto Ranking de Inteligência nos dias 9 e 11 de novembro de 2023, junto a 500 moradores de Coxim, com 16 anos ou mais. Para a amostra de 500 entrevistas o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5%, para mais ou para menos.

Notícias relacionadas

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias