Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
15/10/2021 12:23:00
Governo de Mato Grosso do Sul estuda desobrigar o uso de máscara
Até o momento, item segue obrigatório e é uma das poucas medidas de segurança contra covid ainda vigentes

CGNews/PCS

Imprimir

Em coletiva nesta sexta-feira (15), o presidente do comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel, afirmou que Mato Grosso do Sul estuda liberar o uso de máscaras nas próximas semanas.

"Liberar a máscara é um passo que a gente vai dar em algum momento, no próximo mês, próximas semanas, afirmou. Ainda assim, isso não deve se concretizar nos próximos dias. "É cedo, do ponto de vista oficial, decretar o fim do uso da máscaras", completa.

Segundo ele, o passaporte da vacina segue descartado, mas todas as novas medidas de segurança ou de flexibilização têm sido analisadas, de acordo com indicadores sanitários, tais como a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), imunização, dentre outros. Atualmente, cerca de 61% da população do Estado já recebeu duas doses ou vacina única.

"Entendemos, no momento, em função dos resultados, que não precisamos do passaporte [da vacina]. Não que a gente não tenha que tomar essa providência, de repente, lá para frente. Mas a gente tem mostrado aqui, uma redução de casos, zeramos óbitos, uma redução de internação. Então, a gente está muito seguro dessa decisão."

Riedel lembra que a exigência de máscaras é uma das únicas restrições ainda vigentes em território estadual, assim como a recomendação para que determinados ambientes tenham espaço compatível com o número de pessoas. "O grande indicador que a gente tem é o efeito da vacina na população", justifica.

Obrigatoriedade

Desde 22 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso do Sul obriga o uso de máscaras de proteção facial em todos os municípios, como forma de reduzir danos da pandemia. Até agora, o item segue obrigatório.

O decreto estadual define que o acessório é compulsório em órgãos públicos, estabelecimentos privados de acesso coletivo, tais como restaurantes, shoppings, supermercados e escritórios, assim como nos ônibus.

Além disso, o Estado especifica que podem ser caseiras ou industriais, desde que cubram boca e nariz. Os estabelecimentos têm direito de impedir a entrada de pessoas que não tenham máscara, assim como oferecer aos clientes. Por fim, punições como advertências ou interdição do local, cancelamento de registro, alvará ou licença, ou até mesmo intervenção direta, ficam previstas pela lei.

O Brasil também possui lei aprovada pelo Congresso que torna obrigatório o uso de máscaras. Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), ninguém foi preso até hoje, mas multas já foram aplicadas. Essa regra visa proteger o coletivo, já que o item reduz a disseminação do vírus. Ainda assim, os estados e municípios podem legislar, de acordo com suas realidades.

Segurança

Segundo o médico infectologista Rodrigo Nascimento, usar a máscara é um complemento de proteção aos indivíduos, mesmo vacinados. Ele afirma que somente os órgãos de vigilância epidemiológica poderão decidir se é ou não o momento ideal para liberar esse uso, mas acredita que seria preciso mantê-lo por mais algum tempo.

Ainda está cedo. É preciso esperar mais um pouquinho, esperar os órgãos de governo bater o martelo. Cada município tem sua realidade”, diz o profissional de saúde.

Em outras cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro, já pretendem liberar a máscara ainda em outubro. No entanto, o Governo de São Paulo já disse que a avaliação só acontecerá em 1º de janeiro do próximo ano.

Em Mato Grosso do Sul, confirmou-se cerca de três óbitos pela doença, a cada 24 horas, nos últimos sete dias, menor índice desde junho do ano passado, mas que ainda indica alguns dos perigos da doença. “As máscaras são necessárias para impedir transmissão de doenças que passam por via aérea, pelo ar. Somente quando os níveis de infecção por qualquer doença dessas estejam diminuídos, resolvidos, não haverá necessidade".

Dessa forma, ele ressalta que a população deve seguir medidas básicas, tais como evitar aglomerações e lugares fechados, assim como lavar a mão e usar álcool a 70%.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias