Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Política
22/06/2018 17:33:00
Prevendo 32 mil consultas, Caravana nos Hospitais começa amanhã
Ação atenderá demanda em Campo Grande, Maracaju e Costa Rica

CE/PCS

Imprimir

Começa amanhã (23), com previsão de 18 mil cirurgias e 32 mil consultas, a Caravana nos Hospitais, que pretende acabar com as filas de espera por procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul. Ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) será em Campo Grande, Maracaju e Costa Rica.

Conforme a secretaria, os procedimentos devem ocorrer durante todo o ano, a partir de amanhã. Os hospitais Santa Casa, Regional, São Julião e Maternidade Cândido Mariano terão atendimento do programa.

Uma estrutura no Parque Ayrton Senna também foi montada para que atendimentos ocorram, mas apenas até o dia 6 de Julho. Lá, serão oferecidas apenas consultas de várias especialidades e algumas cirurgias oftalmológicas e vasculares. Já nas unidades hospitalares serão realizadas as outras cirurgias.

Ainda segundo a SES, as consultas disponíveis no programa são das especialidades: Dermatologia, Vascular, Ginecologia e Mastologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Cardiologia, Urologia, Neurologia e Cirurgia geral. Já os procedimentos cirúrgicos serão: geral, oftalmologia, ginecologia, otorrinolaringologia, urologia, ortopedia e vascular.

Exames laboratoriais, de mamografia, ultrassom das mamas, papanicolau e biopsia bucal também estarão disponíveis na Caravana. Também haverá atendimento nas cidades de Maracaju e Costa Rica, mas com apenas cirurgias.

Conforme o secretário de Saúde, Carlos Coimbra, a maioria dos procedimentos contemplarão os pacientes que estão há anos aguardando na fila do SUS, mas demandas espontâneas. “Essas cirurgias serão feitas via regulação do Estado e dos municípios que estão inserindo pacientes na lista e claro que a gente pretende, até como forma de otimizar os recursos públicos, atender eventuais demandas espontâneas que aparecerem também. Ocorrem que a gente faz os agendamentos e as pessoas as vezes não comparecem. Como nós estaremos com as estruturas todas montadas com atendimento à população, esses encaixes de demanda espontânea também poderão ser feitos ao longo das cirurgias”, detalhou.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias