Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
25/11/2015 19:57:00
PT não se julga obrigado a gesto de solidariedade com Delcídio, diz Falcão
Senador do PT ocupava a liderança do governo na Casa e foi preso pela PF. Presidente do PT disse que suspeitas não têm relação com o partido.

G1/PCS

Imprimir

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, divulgou nota nesta quarta-feira (25) na qual afirmou estar perplexo com os fatos que levaram à prisão do líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS).

Para Falcão, os fatos atribuídos ao senador não têm relação com o partido e, por isso, o PT não se vê obrigado a qualquer “gesto de solidariedade” a Delcídio (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).

Delcídio foi preso pela PF no início da manhã em um hotel de Brasília, segundo os investigadores da operação, por tentar atrapalhar as apurações.

Conforme o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, a Procuradoria-Geral da República afirmou, em documento enviado à corte, que o parlamentar ofereceu R$ 50 mil mensais ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não fechasse acordo de delação premiada ou, se o fizesse, não citasse o parlamentar. Além disso, forneceu opção de rota de fuga para Cerveró ir para a Espanha pelo Paraguai.

“Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador têm qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado. Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade”, afirmou o PT na nota.

Pouco antes do partido divulgar o comunicado à imprensa, a defesa do senador também divulgou nota, na qual manifestou "inconformismo" com a decisão do Supremo Tribunal Federal de determinar a prisão do senador.

Na mesma nota, o advogado do parlamentar, Maurício Silva Leite, afirmou ter "convicção" de que a decisão será revista.

Ainda na nota divulgada à imprensa, Rui Falcão afirmou que convocará “em curto espaço de tempo” reunião da Comissão Executiva Nacional para adotar as medidas que a direção da legenda julgar “cabíveis” em relação ao senador – na nota, o presidente do PT não diz quando ocorrerá essa reunião.

Repercussão no Planalto

Após a prisão de Delcídio do Amaral, a cúpula do governo realizou diversas reuniões no Palácio do Planalto.

Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Edinho Silva (Comunicação Social) e o assessor especial da presidente Dilma Rousseff Giles Azevedo, que formam a cúpula do governo, se encontraram para fazer uma avaliação da situação política do senador petista. Após essa reunião, Dilma chamou Jaques Wagner ao Palácio da Alvorada.

Pela manhã, a presidente chegou a fechar um evento do qual participaria no Palácio do Planalto e o transferiu do Salão Nobre, onde jornalistas e convidados podem acompanhar a cerimônia, para o gabinete dela no terceiro andar do palácio e somente a emissora oficial do governo foi autorizada a fazer imagens – Dilma recebeu a seleção feminina de handebol.

Durante a tarde, a Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto, informou que o novo líder no Senado será anunciado na próxima semana e que, neste período, os quatro vice-líderes na Casa responderão interinamente pela liderança.

Leia a nota do presidente do PT na íntegra:

O presidente Nacional do PT, perplexo com os fatos que ensejaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ordenar a prisão do Senador Delcídio do Amaral, tem a dizer o seguinte:

1- Nenhuma das tratativas atribuídas ao senador têm qualquer relação com sua atividade partidária, seja como parlamentar ou como simples filiado;

2- Por isso mesmo, o PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade;

3- A presidência do PT estará convocando, em curto espaço de tempo, reunião da Comissão Executiva Nacional para adotar medidas que a direção partidária julgar cabíveis.

Brasília, 25 de novembro de 2015

Rui Falcão Presidente Nacional do PT

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias