Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
31/10/2017 11:32:00
Quem é o grupo que mandou flores e champagne para Aécio
Movimento 'Tucanos com Aécio em ação' acredita na inocência do senador e ataca conduta de procuradores e delatores.

Terra/PCS

Imprimir

Há um ano, o sonho de um hoje restrito grupo de brasileiros parecia uma obviedade no mundo político: uma nova candidatura de Aécio Neves à presidência, que, em 2014, rendeu ao tucano pouco mais de 51 milhões de votos na disputa em que foi derrotado pela petista Dilma Rousseff.

Grupo 'Tucanos com Aécio em Ação' tem mais de 1,2 mil curtidas no Facebook (Foto: Jonas Pereira /Agência Senado )

Mas enquanto esta não vem, o movimento "Tucanos com Aécio em Ação" teve a chance de brindar um feito mais modesto e resolveu enviar ao senador mineiro flores, champanhe e um cartão em comemoração à devolução do seu mandato - decidida pelo Senado no último dia 17, revertendo o afastamento da Casa determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em meio a investigações por corrupção. Diferente das manchetes negativas, Aécio teve uma trégua e pôde ler palavras de apoio.

"Seus eleitores e admiradores estarão sempre torcendo por seu merecido sucesso e te acompanhando em cada passo desta caminhada. Desejamos vê-lo na Tribuna do Senado fazendo um belo e caloroso discurso que será alentador para quem se solidarizou com você nestes dias tão sombrios", diz um trecho da mensagem enviada pelos Tucanos com Aécio em Ação ao senador.

Segundo sua "líder", a estudante Walleska da Costa, de 28 anos, integrantes do grupo - que ela prefere não quantificar, mas que somam pouco mais de 1,2 mil no Facebook - fizeram uma vaquinha para comprar os mimos, encomendados em uma floricultura. A escolha pelo champagne faz referência a um capítulo de Aécio na Lava-Jato: o afastamento do senador de seu mandato, em setembro, determinado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e derrubado pelo Senado na semana passada. Segundo o colunista da Rede TV! Reinaldo Azevedo, o ministro Luís Roberto Barroso teria aberto uma garrafa de champagne em seu gabinete após votar pelo afastamento. Barroso nega o relato. O movimento quis dar a Aécio a chance de estourar a champanhe por último.

"O Aécio está sendo usado como bode expiatório. Lula e Gleisi [Hoffmann, senadora do PT] continuam soltos. Já o Aécio está sempre sendo malhado, então quisemos mandar um agrado de boas vindas", aponta Costa, moradora do Rio Grande do Sul. "Em Minas Gerais, ele foi um excelente governador, com 92% de aprovação no final do mandato".

'Desejamos vê-lo na Tribuna do Senado fazendo um belo e caloroso discurso que será alentador para quem se solidarizou com você nestes dias tão sombrios', diz mensagem entregue a Aécio com flores e champanha (Foto: BBC)

A avaliação positiva por 92% dos entrevistados foi divulgada pela campanha de Aécio em 2014, mas, segundo checagem do projeto Truco, da Agência Pública, a informação é enganosa. O valor, atribuído a pesquisa do instituto Vox Populi em 2010, soma o percentual de eleitores que consideraram o governo de Aécio regular (16%) aos que o avaliaram como ótimo ou bom (76%). O tucano foi governador de Minas Gerais entre 2003 e 2010.

De acordo com Costa, muitos dos integrantes do grupo são de Minas Gerais. Por outro lado, nem todos são filiados ao PSDB, como ela. O grupo foi formado após a denúncia feita contra Aécio pela Procuradoria Geral de República (PGR), em junho deste ano. Costa diz que o grupo se reúne apenas virtualmente, no Facebook e WhatsApp - mas planeja reuniões presenciais para o futuro.

Referências à Venezuela

Na página no Facebook, os aecistas divulgam memes, vídeos e referências a Tancredo Neves, avô de Aécio que morreu logo após ser eleito presidente. No início deste mês - antes, portanto, do Senado devolver o mandato a Aécio -, uma miscelânea de vídeos traz participantes do grupo protestando contra as medidas cautelares determinadas pelo STF contra Aécio e dizendo a frase "Eu não sou filhote de Maduro. AI-5 não. Aécio no Senado!". A trilha sonora ao fundo traz uma voz feminina cantando a música religiosa Além do átrio , cujos versos falam de inocência: "Passa-me pela multidão/ Os sacerdotes que te louvam/ Pois tenho sede de Justiça/ Só aqui posso encontrar".

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, não é a única referência ao país vizinho feita na página. Membros da oposição venezuelana também aparecem nas postagens, como em uma colagem em que aparecem, lado a lado, fotos de Leopoldo López, detido desde 2014 na Venezuela, e de Aécio, com os dizeres: "Não vamos permitir que façam com Aécio Neves o que fizeram com Leopoldo Lopez. Aqui não é Venezuela! #AécioNoSenado".

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias