Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
20/07/2020 15:36:00
TRE-MS fará evento para coibir fake news em eleição marcada pela pandemia

Agência Brasil/LD

Imprimir

Após uma eleição marcada por fake news, o pleito deste ano tem mais um agravante: a pandemia do novo coronavírus, que já mudou até a data da votação e diversos outros prazos do calendário eleitoral. Nesse cenário propício à desinformação, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fará em 30 de julho evento para combater boatos e informações enganosas relacionadas ao assunto.

A iniciativa terá transmissão pela internet e evolve uma série de organizações da sociedade civil, como o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral). O objetivo é impedir desinformação em massa nas eleições municipais, criando uma rede articulada envolvendo tribunais regionais e a sociedade no combate às fake news.

A intenção inicial era realizar eventos em todos os estados. Mas, devido à pandemia, o trabalho migrou para plataformas online. Até agora já foram realizadas edições na Bahia,Sergipe, Amapá, Paraíba, Mato Grosso, Ceará, Tocantins, São Paulo, Roraima, Paraná, Goiás e Piauí. No dia 28 de julho está prevista a edição de Santa Catarina e, dois dias depois, em Mato Grosso do Sul.

Programação e inscrições Conforme o TRE-MS, a programação será dividida em duas etapas. Pela manhã haverá debate em forma de talk show e, na parte da tarde, oficina sobre checagem da informação. O evento é aberto a participação da imprensa e de servidores públicos. Quem quiser participar pode fazer a inscrição pelos links: Talk Show Democracia Digital (manhã); e Oficina da Lupa (tarde).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias