Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Política
19/05/2018 10:55:00
Vaquinha on-line: Ex-“banqueiro” coleta R$ 65 mil e senador, R$ 1.670
Únicos presidenciáveis a iniciarem campanha de financiamento coletivo foram João Amoêdo (Novo) e Alvaro Dias (Podemos): o primeiro lidera

Metropoles/PCS

Imprimir

Na primeira semana das campanhas de financiamento coletivo on-line, as chamadas “vaquinhas virtuais”, apenas dois pré-candidatos à Presidência da República já começaram a utilizar a ferramenta para arrecadar doações. Entre os 22 postulantes ao Palácio do Planalto, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) e o empresário João Amoêdo (Novo) foram os únicos que lançaram suas plataformas on-line.

Regulamentada pela reforma eleitoral de 2017, a modalidade do crowdfunding teve o seu início autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (15/5). Até o momento, segundo o órgão, 33 empresas já foram autorizadas a oferecer o serviço. Mais de 60 enviaram cadastros para a Corte.

A vaquinha mais gorda até o momento é a de Amoêdo – engenheiro civil e administrador, que fez nome em grandes bancos (daí a alcunha, por ele rejeitada, de banqueiro): começou na carreira como trainee do Citibank, foi vice-presidente do Unibanco e integrou o conselho de administração do Itaú.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias