Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Política
28/05/2015 09:00:00
Yuri Valeis é beneficiado com decisão do Supremo Tribunal Federal

Sheila Forato

Imprimir
Yuri sempre esteve tranquilo quanto ao processo (Foto: PC de Souza)

O prefeito de Sonora, Yuri Valeis (sem partido), vai ser um dos beneficiados com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que julgou nesta quarta-feira (27) a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada contra a resolução do TRE (Tribunal Superior Eleitoral) que trata da perda de mandato por desfiliação partidária.

Ficou definido que a perda de mandato por desfiliação partidária não se aplica aos eleitos pelo sistema majoritário, como os senadores e chefes do Executivo (prefeitos, governadores e presidente). A regra vale apenas para quem ocupa cargos proporcionais, como é o caso dos deputados e vereadores.

A defesa do prefeito, que responde por infidelidade partidária, vai citar a decisão no processo, movido pela PRE (Procuradoria Regional Eleitoral). Apesar de toda perseguição sofrida por parte do Partido da República, que tentou de todas as formas impedir a candidatura de Yuri à prefeitura de Sonora.

Por telefone, o prefeito disse que sempre esteve tranquilo quanto à acusação de infidelidade partidária, pois tinha elementos de sobra para sua defesa juntos a Justiça Eleitoral. “Agora fico mais tranquilo ainda, por saber que o entendimento do STF foi ao encontro da vontade popular, pois os eleitores votam numa pessoa e não em um partido, no caso do sistema majoritário”, ponderou Yuri.

Argumentação

O ministro Luis Roberto Barroso, relator do processo defendeu a seguinte tese: “O sistema majoritário tem lógica e dinâmica diversas da do sistema proporcional. As características do sistema majoritário, com sua ênfase na figura do candidato, fazem com que a perda do mandato frustre a vontade do eleitor e vulnere a soberania popular”.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias