
Mato Grosso do Sul começou a semana com chuva, nebulosidade e mínimas de 11°C, e a queda nas temperaturas fez muita gente tirar o casaco do armário. No entanto, a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica melhora gradual nas condições do tempo a partir desta terça-feira (15), com elevação das temperaturas nos dias seguintes, que podem chegar a 36°C em algumas regiões do Estado.
Nesta segunda-feira (14), a atuação de um cavado atmosférico, associada à presença de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico, mantém o tempo instável em todo o Estado. Há previsão de muita nebulosidade e chuvas persistentes, principalmente na metade sul e nas regiões leste e nordeste.
De forma pontual, também podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios. A atenção é maior para municípios que registraram acumulados superiores a 100 milímetros de chuva nas últimas 72 horas. Ainda são esperados volumes significativos, que podem superar 40 milímetros em 24 horas.
A atuação dos ventos do quadrante sul, combinada à presença de muitas nuvens e à persistência da chuva, mantém as temperaturas amenas. As mínimas ficam entre 11°C e 15°C nas regiões mais ao sul, enquanto as máximas podem variar de 17°C a 28°C, conforme a região.
Os ventos devem atuar predominantemente do quadrante sul, com velocidades entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, rajadas superiores a 50 km/h.
Temperaturas não passam de 20°C nesta segunda
Sul, Cone Sul, leste e Grande Dourados: mínimas de 11°C a 15°C e máximas de 17°C a 19°C; Pantaneira e sudoeste: mínimas de 14°C a 17°C e máximas de 20°C a 24°C; Bolsão e norte: mínimas de 17°C a 20°C e máximas de 22°C a 28°C; Campo Grande: mínimas de 14°C a 16°C e máximas de 17°C a 19°C.
Terça-feira terá melhora gradual
Na terça-feira (15), o eixo do cavado meteorológico se afasta de Mato Grosso do Sul, e a tendência é de melhora nas condições do tempo. Com a diminuição das instabilidades, podem ocorrer períodos de abertura de sol, embora ainda haja bastante nebulosidade e possibilidade de chuva, principalmente nas regiões centro, leste, sudeste e nordeste.
A atuação dos ventos do quadrante sul e a cobertura de nuvens ainda devem manter as temperaturas amenas, principalmente durante o amanhecer. As mínimas podem chegar a 11°C na região sul, enquanto as máximas não devem ultrapassar 29°C nas áreas mais quentes do Estado. Em Campo Grande, a máxima fica entre 20°C e 22°C.
Os ventos devem variar entre os quadrantes sul e leste, com velocidades de 30 a 50 km/h e rajadas pontuais superiores a 50 km/h.
Temperaturas previstas:
Sul, Cone Sul, leste e Grande Dourados: mínimas de 12°C a 15°C e máximas de 20°C a 23°C; Pantaneira e sudoeste: mínimas de 15°C a 18°C e máximas de 24°C a 28°C; Bolsão e norte: mínimas de 16°C a 18°C e máximas de 23°C a 29°C; Campo Grande: mínimas de 14°C a 16°C e máximas de 20°C a 22°C. Calor deve voltar nos próximos dias A partir dos próximos dias, a previsão aponta melhora nas condições do tempo, com períodos de sol e variação de nebulosidade sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica.
Com a mudança no padrão, as temperaturas entram em elevação e podem chegar a 35°C ou 36°C nas regiões norte e pantaneira. Em Campo Grande, a máxima pode se aproximar dos 30 °C.
De forma geral, não há previsão de chuva, embora possam ocorrer pancadas e tempestades de forma mais isolada. Já os ventos continuam entre os quadrantes sul e leste, com velocidades de 30 a 50 km/h e rajadas pontuais superiores a 50 km/h.
Máximas e mínimas previstas:
Sul, Cone Sul, leste e Grande Dourados: mínimas de 13°C a 15°C e máximas de 24°C a 27°C; Pantaneira e sudoeste: mínimas de 15°C a 21°C e máximas de 29°C a 36°C; Bolsão e norte: mínimas de 17°C a 20°C e máximas de 26°C a 35°C; Campo Grande: mínimas de 15°C a 17°C e máximas de 26°C a 31°C.
Clima segue chuvoso até o fim de setembro
Entre os dias 14 e 29 de setembro, estão previstos acumulados de chuva entre 30 e 130 milímetros em Mato Grosso do Sul. Os maiores volumes, de 50 a 130 milímetros, devem se concentrar principalmente nas regiões centro-sul, sudoeste, sudeste e leste do Estado.