Edição MS Logo

Vem chuva! Avanço de frente fria traz mudanças para o tempo durante o feriadão em MS

Em algumas regiões pode haver queda de granizo

Midiamax/LD

(Foto: Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Após instabilidades e temperaturas amenas, Mato Grosso do Sul registrou altas temperaturas nesta semana. Porém, o avanço de uma nova frente fria deve mudar o tempo no Estado, propiciando friozinho e chuva para o feriadão. Ou seja, se você pretende viajar, prepare-se!

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), nesta sexta-feira (9), as temperaturas estarão altas e algumas regiões de Mato Grosso do Sul registrarão valores entre 36°C a 38°C, principalmente nas regiões Norte e Pantaneira.

A junção da temperatura elevada e da disponibilidade da umidade na atmosfera poderá favorecer a ocorrência de chuvas e tempestades mais isoladas que, em alguns locais, podem ser intensas e vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo.

É no fim da tarde e início da noite de sexta-feira que uma frente fria começará a avançar pelo estado. Associada ao intenso transporte de calor e umidade, favorecerá a formação de instabilidades sobre o estado, aumentando as ocorrências de chuvas e tempestades. Este cenário favorecerá rajadas de vento superiores a 70 km/h.

Sábado e domingo

No sábado (10), a atuação da frente fria fará com que o tempo fique mais instável, com aumento de nebulosidade e chuvas mais intensas. Nas regiões de maior instabilidade, podem haver raios e rajadas de vento.

Inclusive, em alguns municípios, os acumulados podem superar os 50 milímetros em 24 horas, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro, Sul e Sudeste. Como reflexo da nebulosidade e das precipitações, a previsão é de que as temperaturas fiquem mais amenas em quase todo o Estado.

Já no domingo (11), Mato Grosso do Sul seguirá sob influência da frente fria, mantendo o tempo nublado. No entanto, em algumas regiões podem ocorrer aberturas de sol, principalmente em pontos das regiões Centro-Norte, Nordeste e Leste do Estado.

A expectativa é que o volume de chuva seja bem menor em comparação a sábado, mas há, sim, previsão de tempo instável. Na região Centro-Sul, inclusive, há possibilidade de chuvas mais intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento, além de acumulados significativos de chuva (40 milímetros em 24 horas).

Principalmente no sul, as temperaturas estarão mais amenas, onde as máximas não devem ultrapassar 29°C.

Segunda e terça-feira

Na segunda (12) e terça-feira (13), embora haja previsão de chuva, haverá sol com variação de nebulosidade em quase todo o estado. Durante as tardes podem ocorrer tempestades em diferentes municípios. Elas, por sua vez, podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, condição típica de primavera.

Já as regiões Centro-Sul, Sudoeste, Sudeste e Oeste podem apresentar chuvas mais generalizadas, frequentes e com acumulados de chuva significativos, acima de 40 milímetros em 24 horas.