Terra/PCS
ImprimirA chuva se intensificou por diversas áreas do estado de Mato Grosso neste início de semana. Em 24 horas, muitos municípios registraram novamente chuva volumosa. A capital teve a maior chuva do ano no período de 24 horas , com acumulado de 68,8 mm entre às 10 horas de segunda e às 10 horas desta terça-feira (14) segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A chuva também foi volumosa no mesmo período em com acumulado de 91, 8 mm, em com 84,8 mm e com 83 mm.
Chuva já perto da média em Cuiabá
A capital Cuiabá já acumula 186 mm de chuva desde o início de fevereiro. A média histórica do mês é de 199 mm pelo INMET.
Alerta de chuva forte em MT e MS
"Um sistema de baixa pressão atmosférica cresceu em cima de Mato Grosso e estimulou a formação de nuvens muito carregadas e dessa chuva intensa sobre várias áreas do estado", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.
A terça-feira continua em alerta para mais chuva em Cuiabá e nas outras áreas de Mato Grosso. Há risco de chuva forte e com grandes acumulados. Amanhã (15), a baixa pressão ainda vai influenciar bastante o estado e toda parte norte e oeste ficam com o tempo instável. O dia será de chuva em vários momentos, ainda com risco de chuva forte.
As áreas de instabilidade associadas à baixa pressão e a circulação dos ventos também provocam chuva nesta terça em Mato Grosso do Sul . Áreas do norte e leste do estado já amanheceram com chuva. A tendência é do aumento dessa instabilidade por e o sul do estado e todas áreas de Mato Grosso do Sul estão sujeitas à chuva forte. A chuva ainda pode ser forte em grande parte do estado nesta quarta-feira.
Os impactos da chuva excessiva para os produtores da região aparecem na colheita da soja e no plantio do milho safrinha. Os agricultores estão com dificuldades nos trabalhos no campo.