Brasil
27/11/2013 08:10:36
Governo leiloa trecho da BR-163 em Mato Grosso nesta quarta-feira
O leilão está marcado para as 10h na BM&FBovespa, em São Paulo, e apontará quem vai explorar o trecho pelos próximos 30 anos.
G1/PCS
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Sete grupos disputam nesta quarta-feira (27) a concessão de 850,9\n quilômetros da BR-163 em Mato Grosso. O leilão está marcado para as 10h na\n BMamp;FBovespa, em São Paulo, e apontará quem vai explorar o trecho pelos\n próximos 30 anos.
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\n Vence o leilão o consórcio que oferecer o menor valor para o pedágio que será\n cobrado dos motoristas. O teto para a tarifa, fixado no edital, é de R$ 5,50\n para cada 100 quilômetros.
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\n O trecho em MT da BR-163 é o segundo a ser leiloado pelo governo dentro do\n Plano de Investimento em Logística (PIL). O primeiro foi o trecho da BR-050\n entre Goiás e Minas Gerais, no dia 18 de setembro, e teve o consórcio Planalto\n como vencedor.\n \n A BR-163 é o principal canal de escoamento da safra agrícola do estado e por\n onde passam 70% da produção regional de grãos.\n \n Apenas na temporada 2012/13 foram cerca de 34 milhões de toneladas de soja e\n milho escoados pela rodovia, segundo cálculos do Instituto Mato-grossense de\n Economia Agropecuária (Imea).\n \n O trecho que será concedido à iniciativa privada liga as regiões médio-norte\n ao sudeste do estado, até a divisa com Mato Grosso do Sul. Corta a maior zona\n produtora de grãos, passando por 19 municípios, entre eles Sorriso, capital\n brasileira do agronegócio e a maior produtora individual de soja do mundo.\n \n Quem vencer o leilão deve assumir as obras em uma estrada cuja\n infraestrutura já foi listada entre as 10 piores do Brasil, pela pesquisa\n Rodovias 2013 da Confederação Nacional do Transporte.\n \n A sinalização da via desagrada e é ruim. O estado geral, o pavimento e a\n geometria, por sua vez, são regulares. Esta foi uma rodovia aberta ainda na\n década de 70, no governo militar, dentro do plano de integração nacional,\n quando o lema era ocupar para não entregar. Atendia apenas a necessidade da\n época, diz Jorge Baldo, ex-presidente do extinto Movimento Pró-BR-163 de Mato\n Grosso.\n \n Do total de 850,9 km do trecho, quase 720 km (718,8 km) são em pista\n simples; 18,2 km de pista dupla sem canteiro central; 95,7 km com pista dupla e\n com canteiro; e 44,8 km de vias marginais pavimentadas.\n \n O grande fluxo de veículos tornou a BR-163 também uma das mais perigosas do\n estado. É a segunda em número de acidentes e a primeira em mortes, segundo a\n Polícia Rodoviária Federal (PRF).\n \n A rodovia está saturada por conta do grande fluxo de cargas, já que a\n produção de grãos do estado vai por ela para as demais regiões do país e o\n desenvolvimento da estrutura não acompanhou o crescimento da safra, disse o\n policial rodoviário José Hélio Macedo ao G1.\n \n Pedágio
\n A concessionária vencedora será responsável por duplicar 453,6 km do trecho de\n 850,9 km. Quase metade já foi ou está em fase de duplicação por meio do\n Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ou 395 km.\n \n As obras de infraestrutura e ampliação de capacidade de trecho da rodovia\n são aguardadas com expectativa pelo setor produtivo. Esperamos que ajude, mas\n muitos produtores estão preocupados com o valor do pedágio, observou o\n agricultor Glauber Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Soja e\n Milho do Brasil (Aprosoja-Brasil). A ANTT prevê um teto a cada 100 km de R$\n 5,50, prevendo uma receita próxima de R$ 15 bilhões.\n \n Na extensão estarão nove praças de pedágio, distribuídas nos quilômetros 38\n (Itiquira); Km 138 (Rondonópolis); Km 237 (Campo Verde/Santo Antônio de\n Leverger); Km 300 (Cuiabá/Santo Antônio de Leverger); Km 402\n (Acorizal/Jangada); Km 515 (Diamantino); Km 582 (Nova Mutum); Km 667 (Lucas do\n Rio Verde); Km 772 ( Sorriso).\n \n Logística\n \n O trecho\n em leilão é o segundo dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL). O\n plano foi lançado em agosto do ano passado, prevendo R$ 133 bilhões pelos\n próximos 25 anos em obras de infraestrutura. Os recursos serão utilizados para\n a duplicação dos segmentos rodoviários e também ampliar a malha ferroviária do\n país.
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\n O governo vai conceder à iniciativa privada 17 mil quilômetros, sendo 7,5 mil\n de rodovias e outros 10 mil de ferrovia. Mas os leilões de concessão começaram\n um ano após o lançamento ocorrer. Em setembro foi ofertada parte da BR-050,\n entre Goiás e Minas Gerais. À época, o consórcio Planalto sagrou-se vencedor.\n \n OS 7\n grupos que disputarão a BR-163\n \n Confira\n os grupos que disputarão o leilão da BR-163 e empresas que formam cada um dos consórcios:
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\n - Consórcio Rota do Futuro: Ecorodovias Infraestrutura e Logística S/A;nbsp;\n Coimex Empreendimentos e Participações Ltda; Rio Novo Locações Ltda; Tervap\n Pitanga Mineração e Pavimentação; Contek Engenharia S/A; A. Madeira Indústria e\n Comércio Ltda; Urbesa Administração e Participações Ltda.
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\n - Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar): Invepar
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\n - Consórcio integração: Fidens Engenharia S/A; Construtora Artepa M. Martins\n S/A; Via Engenharia S/A; Construtora Barbosa Mello S/A; Carioca Christiani-Nielsen\n Engenharia S/A.
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\n - Companhia de Participações em Concessões (CCR): CCR
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\n - Galvão Engenharia S/A: Galvão Engenharia
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\n - TPI (Triunfo Participações e Investimentos S/A): Triunfo Participações
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\n - Odebrecht S/A: Odebrecht S/A\n \n nbsp;
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\n Vence o leilão o consórcio que oferecer o menor valor para o pedágio que será\n cobrado dos motoristas. O teto para a tarifa, fixado no edital, é de R$ 5,50\n para cada 100 quilômetros.
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\n O trecho em MT da BR-163 é o segundo a ser leiloado pelo governo dentro do\n Plano de Investimento em Logística (PIL). O primeiro foi o trecho da BR-050\n entre Goiás e Minas Gerais, no dia 18 de setembro, e teve o consórcio Planalto\n como vencedor.\n \n A BR-163 é o principal canal de escoamento da safra agrícola do estado e por\n onde passam 70% da produção regional de grãos.\n \n Apenas na temporada 2012/13 foram cerca de 34 milhões de toneladas de soja e\n milho escoados pela rodovia, segundo cálculos do Instituto Mato-grossense de\n Economia Agropecuária (Imea).\n \n O trecho que será concedido à iniciativa privada liga as regiões médio-norte\n ao sudeste do estado, até a divisa com Mato Grosso do Sul. Corta a maior zona\n produtora de grãos, passando por 19 municípios, entre eles Sorriso, capital\n brasileira do agronegócio e a maior produtora individual de soja do mundo.\n \n Quem vencer o leilão deve assumir as obras em uma estrada cuja\n infraestrutura já foi listada entre as 10 piores do Brasil, pela pesquisa\n Rodovias 2013 da Confederação Nacional do Transporte.\n \n A sinalização da via desagrada e é ruim. O estado geral, o pavimento e a\n geometria, por sua vez, são regulares. Esta foi uma rodovia aberta ainda na\n década de 70, no governo militar, dentro do plano de integração nacional,\n quando o lema era ocupar para não entregar. Atendia apenas a necessidade da\n época, diz Jorge Baldo, ex-presidente do extinto Movimento Pró-BR-163 de Mato\n Grosso.\n \n Do total de 850,9 km do trecho, quase 720 km (718,8 km) são em pista\n simples; 18,2 km de pista dupla sem canteiro central; 95,7 km com pista dupla e\n com canteiro; e 44,8 km de vias marginais pavimentadas.\n \n O grande fluxo de veículos tornou a BR-163 também uma das mais perigosas do\n estado. É a segunda em número de acidentes e a primeira em mortes, segundo a\n Polícia Rodoviária Federal (PRF).\n \n A rodovia está saturada por conta do grande fluxo de cargas, já que a\n produção de grãos do estado vai por ela para as demais regiões do país e o\n desenvolvimento da estrutura não acompanhou o crescimento da safra, disse o\n policial rodoviário José Hélio Macedo ao G1.\n \n Pedágio
\n A concessionária vencedora será responsável por duplicar 453,6 km do trecho de\n 850,9 km. Quase metade já foi ou está em fase de duplicação por meio do\n Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), ou 395 km.\n \n As obras de infraestrutura e ampliação de capacidade de trecho da rodovia\n são aguardadas com expectativa pelo setor produtivo. Esperamos que ajude, mas\n muitos produtores estão preocupados com o valor do pedágio, observou o\n agricultor Glauber Silveira, presidente da Associação dos Produtores de Soja e\n Milho do Brasil (Aprosoja-Brasil). A ANTT prevê um teto a cada 100 km de R$\n 5,50, prevendo uma receita próxima de R$ 15 bilhões.\n \n Na extensão estarão nove praças de pedágio, distribuídas nos quilômetros 38\n (Itiquira); Km 138 (Rondonópolis); Km 237 (Campo Verde/Santo Antônio de\n Leverger); Km 300 (Cuiabá/Santo Antônio de Leverger); Km 402\n (Acorizal/Jangada); Km 515 (Diamantino); Km 582 (Nova Mutum); Km 667 (Lucas do\n Rio Verde); Km 772 ( Sorriso).\n \n Logística\n \n O trecho\n em leilão é o segundo dentro do Plano de Investimento em Logística (PIL). O\n plano foi lançado em agosto do ano passado, prevendo R$ 133 bilhões pelos\n próximos 25 anos em obras de infraestrutura. Os recursos serão utilizados para\n a duplicação dos segmentos rodoviários e também ampliar a malha ferroviária do\n país.
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\n O governo vai conceder à iniciativa privada 17 mil quilômetros, sendo 7,5 mil\n de rodovias e outros 10 mil de ferrovia. Mas os leilões de concessão começaram\n um ano após o lançamento ocorrer. Em setembro foi ofertada parte da BR-050,\n entre Goiás e Minas Gerais. À época, o consórcio Planalto sagrou-se vencedor.\n \n OS 7\n grupos que disputarão a BR-163\n \n Confira\n os grupos que disputarão o leilão da BR-163 e empresas que formam cada um dos consórcios:
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\n - Consórcio Rota do Futuro: Ecorodovias Infraestrutura e Logística S/A;nbsp;\n Coimex Empreendimentos e Participações Ltda; Rio Novo Locações Ltda; Tervap\n Pitanga Mineração e Pavimentação; Contek Engenharia S/A; A. Madeira Indústria e\n Comércio Ltda; Urbesa Administração e Participações Ltda.
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\n - Investimentos e Participações em Infraestrutura (Invepar): Invepar
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\n - Consórcio integração: Fidens Engenharia S/A; Construtora Artepa M. Martins\n S/A; Via Engenharia S/A; Construtora Barbosa Mello S/A; Carioca Christiani-Nielsen\n Engenharia S/A.
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\n - Companhia de Participações em Concessões (CCR): CCR
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\n - Galvão Engenharia S/A: Galvão Engenharia
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\n - TPI (Triunfo Participações e Investimentos S/A): Triunfo Participações
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\n - Odebrecht S/A: Odebrecht S/A\n \n nbsp;
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