Brasil
27/11/2013 09:00:00
Odebrecht vence leilão da BR-163, a rota da soja, em MT
O leilão de outros dois trechos devem ocorrer até o fim do ano. Entre eles, está um trecho da BR -163, em Mato Grosso do Sul, marcado para o dia 17 de dezembro.
Uol/SF
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A\n BR-163, uma das principais rodovias de transporte de soja em Mato \n Grosso, foi leiloada na manhã desta quarta-feira (27) na sede da \n Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo). A empresa vencedora foi a \n Odebrecht. \n O grupo arrematou a concessão com a proposta de tarifa de pedágio de R$ \n 2,638 por 100 km, o que representa uma redução de 52% em relação ao teto\n estipulado pelo governo federal de R$ 5,50 para cada 100 km. \n A estrada é classificada como "regular", no geral, e "ruim", para a \n sinalização, segundo pesquisa feita esta ano pela CNT (Confederação \n Nacional de Transporte). \n O trecho concedido à iniciativa privada tem 850,9 km e vai da divisa com\n o Estado de Mato Grosso do Sul até o quilômetro 855, em Mato Grosso. A \n parte da rodovia corta 19 municípios do Estado. \n Um total de sete grupos, sendo dois consórcios e cinco empresas, \n participaram do leilão. O governo federal comemorou. "Alcançamos todos \n os resultados esperados. Espero que nos próximos leilões tenhamos \n resultados [de deságio] semelhantes", afirmou César Borges, ministro dos\n Transportes. \n Renato Melo, diretor regional da Odebrecht, disse que a empresa aposta \n no agronegócio brasileiro. "O potencial de crescimento do Mato Grosso \n está muito acima do PIB brasileiro. Realizamos estudos profundos durante\n mais de um ano e meio", declarou. De acordo com ele, "a qualidade da \n estrada vai melhorar o escoamento, o fluxo de veículos, vai trazer \n grandes benefícios e redução de custos". \n Na semana passada, a Odebrecht venceu em conjunto com a operadora do \n aeroporto de Cingapura, Changi, o leilão de concessão do aeroporto de \n Galeão, no Rio de Janeiro. \n \n Cobrança de pedágio\n A empresa terá direto de explorar a rodovia por 30 anos. Como \n contrapartida, terá de duplicar a estrada, o que deve ocorrer nos cinco \n primeiros anos da concessão, informou a Odebrecht. \n Ela será responsável também pela infraestrutura, recuperação, \n conservação, manutenção, operação e implantação de melhorias. A previsão\n é que sejam investidos cerca de R$ 4,6 bilhões ao longo das próximas \n três décadas. \n O pedágio só poderá ser cobrado depois que 10% de toda a obra prevista \n no contrato tenha sido executada. A previsão é que isso ocorra em um \n prazo de um ano e meio, segundo a empresa. Nove praças de pedágio devem \n ser instaladas ao longo da via. \n A assinatura do contrato de concessão com a vencedora será no dia 20 de \n fevereiro de 2014, depois de esgotados todos os prazos de recursos. \n \n Estrutura precária\n A BR-163 é uma das principais rodovias de transporte da soja e das \n produções agrícolas em Mato Grosso. A duplicação é um sonho antigo dos \n produtores, que reclamam da estrutura precária da rodovia. \n Segundo Pesquisa CNT de Rodovias 2013, a BR-163 foi classificada como \n "regular", com classificação "ruim" para a sinalização. A pesquisa \n analisou todos os 1.125 km da estrada. \n De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de \n Transportes), em 2011 foram registradas 34 mortes no trecho leiloado da \n rodovia. \n \n Próximos leilões\n O leilão ocorrido nesta quarta-feira faz parte da terceira etapa do \n Programa de Concessão de Rodovias Federais, do Ministério dos \n Transportes e dos governos estaduais, lançado em agosto do ano passado. \n Nessa fase do programa, também foi leiloado trecho da BR-050, entre \n Goiás e Minas Gerais, em setembro deste ano. O consórcio Planalto \n apresentou proposta para cobrar R$ 4,534 por cada 100 km --deságio de \n 42,3% em relação ao teto fixado pelo governo. \n Atualmente, 15 trechos de rodovias federais estão sob administração da \n iniciativa privada, totalizando 5.239 km, o que corresponde a quase 10%\n das estradas federais do país. \n A presente etapa do programa do governo federal prevê o leilão de outros\n cinco trechos, com 4.500 km. O próximo será no dia 4 de dezembro da \n concessão da BR-060, entre a rodoviária Brasília-Goiânia, abrangendo \n trechos da BR-153 e da BR-262 em Goiás e Minas Gerais. \n O leilão de outros dois trechos devem ocorrer até o fim do ano, segundo o\n ministro dos Transportes. Entre eles, está um trecho da BR -163, em \n Mato Grosso do Sul, marcado para o dia 17 de dezembro.
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