Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Cidades
21/01/2015 09:41:00
Animais soltos na rua serão apreendidos e donos multados

Correio do Estado/LD

Imprimir

O Centro do Controle de Zoonoses de Ponta Porã, iniciará uma força tarefa para apreender os animais de grande porte, como vacas, touros e cavalos, que ficam circulando no perímetro urbano da cidade. Conforme o CCZ, os animais colocam em risco a população, podendo causar acidentes em carros e motos, além da invasão dos animais nas residências em busca de alimentos.

Além da apreensão, os proprietários serão multados por animal com valores de 100 UFPP (Unidade Fiscal de Ponta Porã) que hoje está em R$ 17,58, podendo essa multa dobrar em caso de reincidência. Se o proprietário não comparecer no CCZ no prazo de 05 dias os animais serão disponibilizados para adoção na área rural, de preferência nos assentamentos.

Segundo o Veterinário do CCZ, Avelino de Osti, existe um entendimento por parte da prefeitura que os animais servem como sustento, trabalho e meio de sobrevivência de muitas famílias, porém não justifica estarem soltos em vias públicas, visto que animais de grande porte por força de lei somente podem ser criados na área rural, além do perigo que pode acarretar para população.

Outro fator importante lembrado pelo veterinário é quando os animais são apreendidos, sempre tem um segmento da sociedade que faz pressão para que os animais sejam soltos com as mais diversas justificativas “precisamos também o apoio de toda população, a conscientização é o melhor caminho para que este tipo de situação não continue ocorrendo, não é interesse de o CCZ multar e apreender, porém animais como vacas, touros e cavalos perambulando sem destino nas ruas é um perigo” disse o veterinário.

Para uma melhor agilidade nas apreensões, o CCZ disponibilizou um Disk Denuncia 67 3431 8366, onde qualquer cidadão uma vez que se identifique, pode indicar o local onde os animais estão soltos em vias publicas na área urbana.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias