CGNews/LD
ImprimirSimuladores voltam a serem obrigatórios a partir de 31 de dezembro e, segundo o Sindicato das Auto Escolas, não devem elevar o custo para o motorista tirar a carteira de habilitação. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão do Ministério das Cidades, recuou e decidiu tornar obrigatória a utilização do simulador de direção veicular nos CFCs (Centros de Formação de condutores). A resolução foi publicada ontem (20) no Diário Oficial da União.
"Das 25 aulas, cinco são no simulador, o que capacita o novo motorista a experimentar situações como dirigir em rodovias, situações de chuva e água na pista, além de outras simulações que darão melhor preparo ao condutor" explicou o presidente do SindDCFC- MS (Sindicato dos Centros de Formação), Wagner Prado.
O sindicato está comprando novos simuladores e prevê a implantação de um equipamento em cada município de Mato Grosso do Sul. A meta é comprar todos até o fim deste ano.
Segundo a assessoria do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), as aulas nos simuladores deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. A fiscalização sobre a frequência às aulas será feita por meio de biometria.
Segundo Prado, das cinco aulas nos simuladores, uma deve ser noturna. "A obrigatoriedade das aulas nos simuladores formam motoristas mais seguros e com uma maior prática. Hoje o maior índice de acidentes acontece com condutores que já tem a CNH definitiva" declarou o presidente do sindicato.