Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025
Cidades
20/01/2016 11:45:00
Saúde confirma 3º caso de zika em gestante da Capital; bebê nasce essa semana

Correio do Estado/AB

Imprimir

Foi confirmado, nesta quarta-feira (20), o terceiro caso de zika vírus em uma gestante de Campo Grande. Ela estaria no estágio final da gestação, com possibilidade de parto ainda nesta semana.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Victor Rocha, trata-se do primeiro caso em que a doença é diagnosticada próximo do parto. Familiares proibiram a divulgação de dados da paciente, enquanto equipe multidisciplinar monitora a mãe e o bebê.

O Portal Correio do Estado apurou que técnicos da prefeitura já solicitaram a coleta do líquido amniótico e do sangue do cordão umbilical, durante o nascimento, para análise.

Este é o terceiro caso de zika vírus confirmado, desde novembro, na Capital. O primeiro ocorreu com uma jovem, de 21 anos, do Distrito de Anhanduí. Ela estava nas primeiras semanas de gestação, o que impõe cuidados diferenciados dada a possibilidade de má formação do feto e evolução para microcefalia. Já outro foi notificado em jovem de 25 anos, com 27 semanas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Almeida.

Todos os casos são monitorados pelo Centro de Doenças Infecto-parasitárias – Hospital Dia (Cedip). No local, as gestantes são acompanhadas por equipe multidisciplinar composta por psicólogos, infectologistas e obstetras durante as fases de pré e pós-natal.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias