Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Ciência e Saúde
22/07/2020 19:00:00
Aluizio decreta fechamento de todo o comércio nos fins de semana e proíbe delivery

Sheila Forato

Imprimir

No final da tarde desta quarta-feira (22), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), anunciou novas medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus (Covid-19). A principal delas é o fechamento de todo o comércio, inclusive o essencial, das 22 horas de sexta-feira as 5 horas de segunda-feira.

Segundo o decreto 394/2020 o impedimento de abrir alcança inclusive os supermercado e afins, açougues, peixarias, sacolões e padarias, além das igrejas. Durante o lockdown, também estão proibidas as entregas, o chamado delivery usado pelas conveniências, lanchonetes e restaurantes. A única exceção é para o gás de cozinha.

Aluizio anunciou ainda que, aos sábados e domingo, o toque de recolher vai começar mais cedo, as 20 horas. De segunda-feira a sexta-feira continua as 22 horas. Assim como nos dois últimos finais de semana, a entrada de visitantes em Coxim continua proibida, salvo em caso de necessidade comprovada.

As restrições aumentaram devido a baixa taxa de isolamento no último final de semana, o segundo em que a cidade foi fechada, chegando ao ponto de ser menor do que em dias normais. Outro fator determinante é o aumento de casos. Coxim chegou a 115 casos de Coronavírus, sendo que somente no mês de julho foram 97 confirmados.

O gráfico do painel epidemiológico, disponível no site da Prefeitura, mostra que Coxim finalizou março sem casos, em abril apenas um foi confirmado, em maio sete e junho 18. Já nos 22 dias de julho o acréscimo foi de quase 540%, saltando de 18 para 115 infectados. Atualmente, o município que contabiliza duas mortes pela doença tem 62 casos suspeitos, esperando resultados de exames.

Confira o que está autorizado a abrir aos sábados e domingos:

  • Farmácias;
  • Postos de combustíveis, com fechamento dos demais serviços, salvo, exclusivamente nos postos localizados às margens da rodovia BR-163, os serviços de borracharia e mecânica;
  • Serviços funerários;
  • Serviços médicos, odontológicos e veterinários de urgência e emergência;
  • Pontos exclusivos de venda de gás de cozinha, através de entrega domiciliar.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias