Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Ciência e Saúde
10/07/2012 09:00:00
ANS suspende a comercialização de 268 planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde anuncioua suspensão da comercialização de 268 planos de saúde de 37 operadoras, conforme antecipou na semana passada a coluna Mercado Aberto.

Folha/PCS

Imprimir
\n \n A ANS (Agência Nacional de Saúde\n Suplementar) anunciou nesta terça-feira a suspensão da comercialização de 268\n planos de saúde de 37 operadoras, conforme antecipou na semana passada a coluna\n Mercado Aberto.

\n \n A medida, que entra em vigor a\n partir da próxima sexta-feira (13), é uma punição pelo descumprimento dos\n prazos máximos de atendimento que entraram em vigor em dezembro de 2011.

\n \n No total, os planos que tiveram a\n comercialização suspensa atendem cerca de 7% dos beneficiários de planos de\n saúde no país, o que equivale a cerca de 3,5 milhões de pessoas (veja lista\n abaixo).

\n \n De acordo com o presidente da ANS,\n Maurício Ceschin, os clientes atuais não serão prejudicados. "Pelo\n contrário, o que se quer com a medida é melhorar o atendimento dessas pessoas,\n já que a suspensão dará tempo para as empresas adequarem sua rede de\n atendimento", disse.

\n \n Ele explicou ainda que, caso a\n empresa insista na comercialização do plano, será aplicada multa de R$ 250 mil.\n Além disso, poderão ser adotadas medidas administrativas adicionais, como a instalação\n de um regime de direção técnica, em que uma pessoa nomeada pela ANS passa a\n acompanhar a gestão do plano. Em casos extremos, também pode ocorrer a\n alienação da carteira de clientes e o fechamento do plano.

\n \n Para o ministro da Saúde,\n Alexandre Padilha, a suspensão da comercialização terá um "caráter\n pedagógico" não apenas para as operadoras afetadas, mas para todo o\n mercado. "O objetivo é que a medida crie um padrão de qualidade de\n atendimento", disse.

\n \n O ministro ressaltou ainda que a\n punição dos planos só foi possível devido à participação da sociedade, que\n denunciou o descumprimento dos prazos das operadoras. Nos três primeiros meses\n de vigência da norma, a ANS recebeu 1.981 reclamações. No trimestre seguinte,\n foram 4.682. \n \n A partir da quantidade de\n reclamações, a ANS separou as operadoras por grupos de notas. Foram suspensos\n os que receberam a pior nota nas duas avaliações. \n \n Todos os planos terão sua\n performance avaliada novamente daqui a três meses. Só terão a comercialização\n liberada aqueles que apresentarem melhora na nota atribuída a partir das\n reclamações.

\n \n OPERADORAS
\n \n As operadoras de saúde Green Line\n Sistema de Saúde S.A e Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho\n Médico foram as que tiveram o maior número de planos suspensos. No primeiro\n caso, foram 36 planos; no segundo, 35.

\n \n Segundo o ministro da Saúde,\n Alexandre Padilha, entre os produtos afetados há planos empresarias,\n individuais e por adesão.

\n \n Mauricio Ceschin, disse não\n acreditar que a demora para o atendimento dos clientes, que resultou na punição\n das operadoras, tenha sido motivada pela ampliação do rol de procedimentos de\n cobertura obrigatória pelos planos. \n \n Em janeiro deste ano, as empresas\n passaram a ter que oferecer 60 novos itens, entre eles 41 cirurgias feitas por\n vídeo.

\n \n "A maior parte são\n atendimentos corriqueiros, como consultas e exames", disse.

\n \n VEJA AS OPERADORAS QUE TIVERAM\n PLANOS SUSPENSOS:
\n \n \n Admedico Administração de Serviços\n Médicos a Empresa LTDA - 4
\n Administradora Brasileira de Assistência Médica LTDA - 1
\n ASL - Assistência a Saúde - 6
\n Assistência Médico Hospitalar São Lucas - 6
\n Beneplan Plano de Saúde LTDA - 2
\n Casa de Saúde São Bernardo S/A - 14
\n Centro Clínico Gaúcho LTDA - 10
\n Centro Transmontano de São Paulo - 5
\n Excelsior Med S/A - 13
\n Fundação Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - 12
\n Fundação Waldemar Barnsley Pessoa - 5
\n Green Line Sistema de Saúde S.A. - 36
\n Grupo Hospitalar do Rio de Janeiro LTDA - 8
\n HBC Saúde S/C LTDA - 2
\n Memorial Saúde LTDA - 3
\n Nossa Saúde - Operadora Planos Privados de Assistência à Saúde LTDA - 3
\n Operadora Ideal Saúde LTDA - 7
\n Porto Alegre Clínicas S/S LTDA - 4
\n Prevent Senior Private Operadora de Saúde LTDA - 3
\n Real Saúde LTDA EPP - 8
\n Recife Meridional Assistência Médica LTDA - 4
\n Samp Espírito Santo Assistência Médica LTDA - 7
\n São Francisco Assistência Médica LTDA - 4
\n São Francisco Sistemas de Saúde Sociedade Empresária LTDA - 6
\n Saúde Medicol S/A - 3
\n SEISA Serviços Integrados de Saúde LTDA - 13
\n SMS - Assistência Médica LTDA - 8
\n Social - Sociedade Assistencial e Cultural - 4
\n SOSAÚDE Assistência Médico Hospitalar LTDA - 7
\n Unimed Brasília Cooperativa de Trabalho Médico - 1
\n Unimed Fed. Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e\n Tocantins - 4
\n Unimed Guararapes Cooperativa de Trabalho Médico LTDA - 1
\n Unimed Maceió Cooperativa de Trabalho Médico - 7
\n Unimed Paulistana Sociedade Cooperativa de Trabalho Médico - 35
\n Universal Saúde Assistência Médica S.A. - 2
\n Vida Saudável S/C LTDA - 9
\n Viva Planos de Saúde - 4 \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias