Sheila Forato
ImprimirAo que tudo indica, os atuais infectados pelo Coronavírus (Covid-19) estão mais conscientes do que os que estavam doentes nas últimas três semanas. A fiscalização feita por agentes comunitários de saúde flagrou apenas uma mulher quebrando o isolamento no final de semana em Coxim.
Ela teria ido para uma fazenda, conforme informações repassadas à fiscalização. Os agentes visitaram 62 residências no sábado (12) e domingo (13). Em 61 os pacientes infectados cumpriam o isolamento social, de acordo com os termos de compromisso assinados pelos mesmos.
Durante o mês de maio muitas pessoas infectadas pelo vírus circularam por Coxim, principalmente no comércio. As informações recebidas pelos agentes eram de que os pacientes tinham ido a farmácias e supermercados, na maioria das vezes.
A falta de consciência era tão grande que o prefeito Edilson Magro (DEM) chegou a cogitar a possibilidade de divulgar nomes de quem estava quebrando o isolamento. Todas as pessoas que foram flagradas nessa condição foram autuadas.
A multa começa em R$ 2.030,48, podendo chegar a R$ 16.124,40. Além de autuação, o paciente pode responder por pelo menos três crimes previstos no Código Penal. Para tanto, os processos de quebras de isolamento são encaminhados ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).