Sábado, 6 de Setembro de 2025
Ciência e Saúde
07/11/2012 10:42:41
Colorado e Washington legalizam o consumo da maconha
Além da histórica reeleição do presidente Barack Obama e de pleitos locais, alguns Estados também foram às urnas na terça-feira para votar em plebiscitos sobre a legalização da maconha.

Terra/HJ

Imprimir
Diversas variedades de maconha são vendidas em loja de Denver, no Colorado; o Estado já permitia o uso para fins medicinais (Foto: Reuters)
\n \n Além\n da histórica reeleição do presidente Barack Obama e de pleitos locais, alguns\n Estados também foram às urnas na terça-feira para votar em plebiscitos sobre a\n legalização da maconha. Colorado e Washington se tornaram os primeiros Estados\n americanos a legalizar o consumo da droga para uso recreacional, o que é\n proibido por lei federal. Em outros lugares a maconha já era permitida para\n fins medicinais.
"Os\n eleitores falaram e nós temos que respeitar a vontade deles", disse o\n governador do Colorado, John Hickenlooper, que se opunha a legalização.\n "Esse vai ser um processo complicado, mas nós pletendemos levá-lo adiante.\n Isso dito, a lei federal ainda diz que a marijuana é uma droga ilegal, então\n não vá muito rápido", ponderou o governador, alertando que o resultado não\n torna o consumo legalizado de imediato.\n \n \n \n O\n referendo do Colorado iniciou um debate nacional sobre as políticas em relação\n à maconha, com os apoiadores lutando para que o governo federal acabe com a\n proibição em nível nacional e deixe a decisão para os Estados. Se levada a cabo\n a decisão, o Colorado estabelece que adultos acima de 21 anos podem possuir 1 onça (28 gramas) ou seis\n plantas de maconha para uso pessoal. Opositores diziam que a medida vai tornar\n o Esgado um "paraíso" para o turismo de drogas. \n \n No\n Estado de Washington, no noroeste do país, a aprovada Iniciativa 502 regular a\n produção, posse e distribuição de maconha para moradores com mais de 21 anos. A\n nova lei impõe uma taxa de 25% de imposto quando o produtor vender par ao\n processador, quando este vende para o comerciante e quando este passa para o\n consumidor. Estimativas apontam que o Estado pode recolher até US$ 500 milhões\n anuais em impostos com a decisão, mas a cifra é questionada por opositores da\n legalização. \n \n Por\n outro lado, eleitores no Oregon, onde os advogados pró-maconha tinham menos\n recursos e estavam mais organizados, uma iniciativa que permitiria a produção\n comercial e a venda da maconha para adultos foi derrota. A Medida 80 estipulava\n que a droga seria legalizada em lojas licenciadas ao redor do Estado, o consumo\n não licenciado seria permitido e não haveria restrições para o consumo entre\n adultos. \n \n No\n Arkansas, os eleitores rejeitaram a legalização da maconha para uso medicinal,\n enquanto em Massachusetts medida semelhante foi aprovada. \n \n O\n sistema federativo americano permite que os Estados tenham regulações próprias\n sobre diversos temas. Além da maconha, ocorreram plebiscitos sobre o aborto,\n casamento gay, suicídio assistido, etc. \n \n \n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias