Sheila Forato
ImprimirA partir de quinta-feira (16) o uso de máscara passa a ser no município de Sonora, que contabiliza nove casos de Coronavírus (Covid-19). Ao menos essa é uma das informações do decreto municipal de número 781/2020, distribuído pelas redes sociais dos moradores da cidade, localizada no extremo norte de Mato Grosso do Sul.
A obrigatoriedade do usos de máscara, ainda que artesanal, está no primeiro parágrafo do documento. Em seguida consta a obrigação de todo cidadão em informar sintomas gripais as autoridades sanitárias do município.
O decreto também traz uma série de restrições ao comércio. Por pelo menos sete dias os comércios tem de trabalhar de portas fechadas, sendo que a formação de fila está proibida e as pessoas terão de agendar atendimento.
Alguns segmentos só poderão trabalhar no sistema de entregas, como bares, conveniências, lanchonetes e restaurantes. As aglomerações continuam proibidas, sejam em residências, igrejas ou vias públicas, como praças.
Num outro decreto, de número 782/2020, ficaram restritas a entrada e saída de pessoas do município a partir das 5 horas de quarta-feira (15). Tirando as pessoas que precisam entrar em Sonora para abastecer o comércio, cada caso será avaliado individualmente pela equipe da gerência Municipal de Saúde.
Essas decisões foram tomadas em comum acordo pelas autoridades municipais, levando em consideração as recomendações do MPE (Ministério Público Estadual) no combate à doença. Mato Grosso do Sul tem 115 casos de Coronavírus confirmados e Sonora divide o quarto lugar do ranking com Dourados, que também tem nove casos, mas conta com população dez vezes maior.