Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Ciência e Saúde
12/02/2016 13:00:00
Coxim participa de campanha contra o Aedes Aegypti neste sábado

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação

Os militares se unem a prefeitura de Coxim e a secretaria Municipal de Saúde na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que acontece neste sábado (13) com início a partir das 7 horas no 47º Batalhão de Infantaria.

O objetivo é distribuir panfletos com orientações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

Segundo o Ministério da Saúde essa etapa ficou denominada como o Dia Nacional de Esclarecimento, que acontecerá em 13 de fevereiro, o objetivo é realizar um aprofundamento do nível de conscientização quanto à gravidade do problema.

“Convido a população a dedicar, pelo menos dez minutos, para cuidar de seus quintais e residências para que removam os focos do mosquito já que 80% dos criadouros estão nas residências. Por isso, precisamos da participação maciça da população, pois só assim poderemos vencer o Aedes Aegypti”, afirmou o prefeito Aluizio São José.

O prefeito Aluizio e o secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto fazem um apelo aos moradores para que recebam os militares e os agentes de endemias para que todos possam saber como combater esse mosquito que tem transmitido três doenças, atingindo até os bebês como no caso do Zika Vírus que causa a microcefalia.

Segundo o secretário, o foco principal está dentro dos domicílios onde há acúmulo de água como, por exemplo, dentro de galinheiros, atrás de geladeiras, calhas, latas, bebedouros de animais, garrafas pet, vasos de planta, pneus, entre outros locais dentro dos imóveis.

Souto disse que a secretaria de saúde do município tem procurado trabalhar em conjunto com a população para reverter o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, e alertou que é primordial que a comunidade coxinense tenha a devida consciência do perigo e mantenha os quintais limpos, e livres de possíveis focos.

Ainda de acordo com o secretário, o fumacê está rodando todos os dias, no começo da noite e ao amanhecer, em todos os bairros de Coxim, pois estes são os horários ideais para se combater o Aedes. Souto recomendou que, quando o fumacê estiver passando pelas ruas, os moradores abram as janelas para que o inseticida possa fazer o efeito desejado e salientou que a fumaça não prejudica a saúde das pessoas, apenas combate os mosquitos.

A secretaria de saúde de Coxim informou ainda que nas quatro semanas de janeiro foi feita 3.789 visitas a domicílios, eliminados 780 focos e 9.580 criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A prefeitura de Coxim faz ações preventivas constantes, no início deste mês foram recolhidas oito toneladas de pneus na cidade.

Na ação destes sábado, 13 de fevereiro, está previsto visitar toda a cidade, além do Vale do Taquari e Silviolândia, aproximadamente 13 mil residências além do comércio local serão visitados.

Por isso, como diz o próprio slogan do Ministério da Saúde: “Se o Mosquito não nasce ele não Mata”. Participe você também desta mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias