Luma Danielle com assessoria
ImprimirA Caravana da Saúde faz a sua primeira edição em Coxim, no dia 29 de março, onde serão disponibilizados atendimentos para mais cinco municípios: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde e Sonora.
Com a premissa de realizar mais de 18 mil cirurgias eletivas e diminuir a demanda acumulada de exames e consultas em todo Estado, o programa foi lançado nesta segunda-feira (16) pelo governador Reinaldo Azambuja.
A iniciativa tem como objetivo atender as principais demandas acumuladas e reestruturar os serviços de saúde das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas) atingindo os 79 municípios do estado.
O programa levará até os municípios uma estrutura de 14 veículos, sendo quatro carretas específicas para atendimentos e cirurgias oftalmológicas e mais dez veículos de apoio de instituições parceiras, tais como: Hospital do Câncer Alfredo Abraão, SESC, SESI e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.
Para o secretário de estado de saúde Nelson Barbosa Tavares, a Caravana resgata o papel do Estado, aproximando o atendimento ao cidadão de cada região visitada e se firmando como grande parceiro dos municípios na administração da saúde.
“A regionalização da saúde é o foco dos nossos trabalhos. É um trabalho de reunião entre estado e município para que seja apurada a real demanda de uma região. O resultado disso é garantir a realização de todo o passivo cirúrgico que existe no Estado, reestruturar e ampliar as condições de atendimento dos municípios. O governo do estado está colocando em prática o que prometeu desde o início de sua gestão e concretizando através de parcerias e com recursos próprios a ampliação da qualidade dos serviços de saúde em Mato Grosso do Sul”, disse o secretário.
Os trabalhos da Caravana da Saúde integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com especialidades oferecidas em: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica.
Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raio-x, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.