Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Ciência e Saúde
22/08/2020 16:30:00
Dos 144 casos confirmados nos últimos quatro dias, 138 são de detentos de Coxim
Neste sábado, 36 dos 38 casos são de presos

Sheila Forato

Imprimir

Desde quarta-feira (19), os moradores de Coxim tem levado um susto atrás do outro quando a Prefeitura divulga os boletins epidemiológicos de Coronavírus (Covid-19). É que a população assistia a curva diária de infectados inclinar para baixo e de quarta-feira (19) pra cá ela voltou a subir.

Foto: Reprodução/PMC

Em quatro dias foram registrados 144 novos casos da doença, desses, 138 são de detentos do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim. Aqui fora o Coronavírus segue controlado, graças a conscientização dos moradores, que adotaram boas práticas de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento social.

Nesses quatro dias em que os presos foram testados em massa e Coxim viu a curva de contaminados saltar, apenas seis casos foram confirmados do lado de fora do Estabelecimento Penal.

Não é com a intenção de promover a segregação que o Edição MS faz essa separação, mas, com o objetivo de tranquilizar os moradores no sentido de que as medidas adotadas estão conseguindo manter a inclinação da curva de infectados para baixo, quando se desconsidera o surto entre a população carcerária.

No primeiro susto, na quarta-feira, a Prefeitura não explicou que dos nove casos registrados oito já eram de detentos do Estabelecimento Penal. A informação de que os presos estavam sendo testados só veio um dia depois, na quinta-feira (20), em live no Facebook com o prefeito Aluizio São José (PSB) e o secretário Franciel Oliveira.

Entretanto, eles não fizeram referência aos casos do dia anterior. Explicaram apenas que dos 33 casos confirmados naquele dia 32 eram de detentos. Já na sexta-feira (21), o Edição MS apurou que dos 64 casos 62 são presos. Neste sábado (22) as testagens rápidas foram finalizadas no Estabelecimento Penal e mais 36 detentos foram confirmados com a doença, dos 38 que aparecem no boletim de número 151.

Para que você entenda a evolução da doença em Coxim, nosso departamento de artes criou gráficos especiais. As barras laranja indicam a quantidade de casos confirmados na população carcerária de Coxim, que é de 268 homens.

Barras laranja indicam casos confirmados na população carcerária de Coxim (Foto: Arte Edição MS)

No detalhe, o Edição MS criou quatro gráficos, cada um deles equivale a um dia de exames no Estabelecimento Penal, conforme legenda, desde que os presos começaram a ser testados.

19/8: Dos 9 casos 8 são detentos, ou seja, 89% (Foto: Arte Edição MS)
20/8: Dos 33 casos 32 são detentos, ou seja, 97% (Foto: Arte Edição MS)
21/8: Dos 64 casos 62 são detentos, ou seja, 97% (Foto: Arte Edição MS)
22/8: Dos 38 casos 36 são detentos, ou seja, 95% (Foto: Arte Edição MS)

É importante citar que nenhum dos detentos apresenta sintomas graves da doença, muitos são assintomáticos. Uma equipe composta por médicos e enfermeiros da secretaria de Saúde tem acompanhado diariamente caso a caso e fornecido remédios para os tratamentos, de acordo com prescrição individual.

Já a direção do local tem separado os doentes na tentativa de evitar o contágio. Os novos presos que chegam ao Estabelecimento Penal estão sendo isolados, numa espécie de quarentena, até que a direção se certifique que não estão doentes para se misturar aos demais.

Muitos parentes de detentos tem feito contato com o Edição MS, porém, nossa reportagem não tem acesso à relação de infectados. Qualquer informação deve ser buscada no próprio Estabelecimento Penal. Quem não reside em Coxim pode fazer contato através do (67) 3908-6440.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias