Sheila Forato
ImprimirHoje foi um dia esperado com ansiedade pelas autoridades sanitárias de Coxim. É que o efeito da abertura do comércio, há duas semanas, estaria aparecendo agora, entre domingo (19) e quarta-feira (22), conforme a secretaria Municipal de Saúde.
Para alívio de todos, tanto o boletim epidemiológico do Governo quanto o da Prefeitura mostram que não existem casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19) em Coxim. Aliás, de acordo com a secretaria de Estado de Saúde, não existem casos suspeitos em toda região norte de Mato Grosso do Sul.
O secretário de Saúde de Coxim, Franciel Oliveira, acredita que o sucesso é fruto das ações da Prefeitura, mas, principalmente, da contribuição da população com as técnicas de higiene pessoal. “Não teríamos êxito se os moradores de Coxim não tivessem fazendo a lição de casa”, comentou.
Uma das principais ações da secretária, segundo Franciel, é as barreiras sanitárias nas entradas de Coxim. “Foi a forma que encontramos de examinar e monitorar quem entra em nossa cidade. O serviço está sendo feito com excelência por nossos profissionais e voluntários”, ponderou.
O secretário explica que a partir de hoje a Prefeitura deve começar a avaliar a flexibilização de outros setores. “Temos recebido muitos pedidos de pastores e estamos avaliando a abertura das igrejas, assim como as feiras, de onde pequenos produtores rurais tiram o sustento”, antecipou.
O prefeito Aluizio São José (PSB) disse que faz várias avaliações, como a flexibilização do toque de recolher, instituído através de decreto municipal. Atualmente, o recolhimento domiciliar deve ser das 22 às 5 horas. Todas as decisões devem passar pelo Comitê do Covid-19, que é deliberativo.
Vale lembrar que a abertura do comércio, assim como das igrejas, das feiras e demais atividades dependem da situação em que a cidade se encontra. Se começar a aparecer casos a Prefeitura pode emitir novos decretos, inclusive determinando o fechamento do comércio novamente. Por isso é importante que você mantenha os cuidados com a higiene pessoal, da sua casa e do seu local de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul existem 175 casos confirmados de Coronavírus. Desses, apenas um entrou para a conta de Coxim. O idoso de 79 foi diagnosticado em Sonora onde passava uns dias na casa de familiares. Além da doença ter sido detectada por lá, o paciente segue em Sonora fazendo tratamento em isolamento domiciliar.