Sheila Forato
ImprimirDiferentes de hoje, essa turma está sempre por trás das câmeras, termo usado no jornalismo para se referir a quem não aparece, mas faz um trabalho importante nos bastidores. Sem muito alarde, eles monitoraram muitas pessoas em Coxim, nos últimos 30 dias, no enfrentamento da pandemia de Coronavírus (Covid-19).
Apesar de serem conhecidos em Coxim, onde quase todo mundo se relaciona, o Edição MS decidiu homenagear essa galera que tem trabalhado muito na preservação da nossa saúde. Com exceção do secretário de Saúde, Franciel Oliveira, que neste período está constantemente nos noticiários, nossa reportagem quer mostrar a vocês o Vandei, o Jeferson, o William, o Roni e a Júlia.
Olha eles aí, na foto abaixo:
Você já pode até ter cruzado com um deles na rede municipal de Saúde, mas garanto que não conhece o trabalho que eles vem fazendo nos bastidores. É isso que vamos mostrar a partir de agora. A pedido de nossa reportagem, o gerente de Atenção Básica de Saúde, Vandei Alves de Oliveira, juntou os números de 13 de março a 13 de abril, período em que fizeram 617 atendimentos.
O monitoramento parte de várias frentes. Veio de outra cidade e passou numa das barreiras sanitárias de Coxim começa a ser monitorado diariamente. Alguém denunciou que o vizinho voltou de viagem e não respeitou a quarentena, lá vai a equipe da Atenção Básica cuidar dessa pessoa. Foram eles que monitoraram as pessoas de Coxim que tiveram contato com caso confirmado em Sonora.
E assim, diariamente, o Jeferson, o William, o Roni e a Júlia vão repetindo as mesmas perguntas, depois de desejar um bom dia, boa tarde e até mesmo boa noite para os monitorados. O período de maior atenção dessa equipe é do terceiro ao sétimo dia depois que o monitorado chegou a Coxim.
Em caso de sintomas gripais a equipe faz contato com a unidade de saúde mais próxima da pessoa para que ela receba atendimento na rede de atenção primária, ou seja, num Posto de Saúde e, em último caso, na referência, que em Coxim é o Hospital Regional Álvaro Fontoura. O gerente explica que esse trabalho é muito importante num momento como o que estamos vivendo, principalmente pela triagem para que o monitorado receba o atendimento adequado a sua condição.
Vandei explicou ainda que nesses 30 dias apenas 20 tiveram de ir à rede municipal de Saúde. Desses, 12 foram em Postos de Saúde e oito ao Hospital Regional Álvaro Fontoura. Entretanto, nenhum testou positivo para o Coronavírus. “Quatro estavam com pneumonia, três com dengue e um com gastroenterite”, relatou o gerente de Atenção Básica de Saúde.
Caso a equipe não encontre nada anormal, ela aproveita para fazer o aconselhamento de medidas preventivas para evitar a doença. Portanto, qualquer dúvida que você tiver ou denúncia que queira fazer pode entrar em contato com o telefone 9.9936-5251. Do outro lado, por trás das câmeras, vai ter sempre um deles disposto a te ajudar.
Outros números
Até o fechamento desta reportagem Coxim tinha apenas um caso confirmado de Coronavírus. É aquele idoso de 79 anos que teve contato com o primeiro caso de Sonora, onde ele está desde o último dia 21. Segundo o boletim epidemiológico do Estado, divulgado nesta quarta-feira (15), não existem casos suspeitos em Coxim.