Sheila Forato
ImprimirFuncionários de um supermercado de Coxim, localizado numa das regiões mais populosas da cidade, testaram positivo para Coronavírus (Covid-19). Conforme a Vigilância Sanitária, são dois funcionários, que já foram devidamente isolados e se tratam em suas respectivas casas. Desses, apenas um apresentava sintomas semelhantes ao gripal.
A descoberta foi feita por iniciativa da empresa, que decidiu testar todos os funcionários no início da semana. Na tarde desta terça-feira (21) a fiscalização foi ao local, fez as orientações e em seguida o fechamento até que o estabelecimento tome todas as medidas para retomada das atividades, o que deve acontecer na quinta-feira (23).
O supermercado já começou fazer a desinfecção do local e deve apresentar plano de biossegurança para reabertura à secretaria de Saúde. Como a própria empresa já testou os funcionários, aqueles que não apresentaram infecção podem voltar ao trabalho assim que as atividades forem retomadas.
O gerente de Vigilância Sanitária, Saimon Cândido, explicou que é uma situação diferente do primeiro caso ocorrido em mercado de Coxim, cujo dono testou positivo para a doença. Quando saiu o resultado do exame do proprietário as autoridades sanitárias não sabiam se os funcionários tinham sido infectados. Por conta disso, todos tiveram de ser isolados por sete dias e como a empresa não tinha mão de obra para retomar as atividades ficou fechada por esse período.
Os casos do supermercado integram os 16 confirmados nessa terça-feira. Além desses, um terceiro caso também faz parte do boletim epidemiológico que elevou os infectados de Coxim para 106. Trata-se de um funcionário de posto de combustíveis, que também fez testagem em massa de seus funcionários. Todas as medidas estão sendo tomadas pela empresa, que também deve reabrir em dois dias.