Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Ciência e Saúde
31/01/2013 09:00:00
Profissionais da Saúde participam de capacitação em São Gabriel
O treinamento faz parte do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde que realiza atendimento as gestantes durante o pré-natal e pós-parto.

Da Assessoria/LD

Imprimir
Foto: Victor Currales
\n A Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste atravésnbsp; da Secretária de Saúde está realizando uma capacitação para profissionais da Saúde. O treinamento faz parte do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde que realiza atendimento as gestantes durante o pré-natal e pós-parto.

O objetivo do treinamento é capacitar os enfermeiros para realizar o teste rápido, que irá detectar a infecção do vírus HIV e Sífilis nas gestantes. Os resultados dos testes ficam prontos dentro de dez a quinze minutos. Segundo o secretário de saúde Frederico Marcondes Neto a capacitação é importante tanto para a mãe quanto para o futuro bebê. “O teste rápido vai detectar a doença a tempo, para que a mãe inicie o tratamento convencional e também o tratamento psicológico”, explicou Frederico.

Segundo a secretaria os testes serão realizados somente nas unidades em que tiver profissionais capacitados, caso o paciente seja atendido em uma unidade onde não há enfermeiro treinado, a gestante será encaminhada a outra unidade que tenha esse profissional.

De acordo com a secretaria de saúde de São Gabriel participam do curso 22 profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Hospitais da Rede Pública de São Gabriel (13), Camapuã (8) e Figueirão (1). O curso está sendo ministrado pela Biomédica do Hospital Municipal Aline Piatti, a enfermeira Juscilene Aranda e Silva que esteve em São Paulo fazendo um treinamento
sobre o teste rápido, e Vivian Coutinho Galeski da Secretaria de Saúde de Coxim.

A capacitação que teve início na manhã desta quinta-feira (31) segue até esta sexta-feira (01) as 17H00.

Rede Cegonha

O programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde tem por objetivo garantir medidas de atenção à gestante e ao bebê, que vão desde o planejamento familiar até os dias iniciais após o parto.

Os testes rápidos de HIV e Sífilis estão sendo integrados à Rede Cegonha. Já na primeira consulta a gestante é submetida ao teste, caso o resultado seja positivo, o parceiro também será convidado a realizar o exame, se necessário, a rede pública de saúde dará inicio ao tratamento de mamãe e bebê. \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias