Assessoria/AB
ImprimirO 5º Batalhão de Polícia Militar, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e o Corpo de Bombeiros, em parceria com os alunos da Estadual Escola Viriato Bandeira e Pedro Mendes Fontoura, realizaram na manhã desta segunda-feira (23), uma palestra e blitz educativa de conscientização do “Maio Amarelo”, em Coxim.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
São três mil vidas perdidas por dia em acidentes nas estradas e ruas, a 9ª maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
“Nosso objetivo é deixar o cidadão bem informado com as orientações através da panfletos, adesivos e entrega de bandeirinhas, para uma melhor conscientização de todos em busca de mudar certos comportamentos no trânsito e um olhar mais atento nas questões dos itens de segurança” salientou o Comandante do 5º BPM, Tenente Coronel PM Marcio Avalos Cabanha.
Também participaram do movimento o Prefeito Municipal de Coxim, Aluizio São José, vereador Franciel Oliveira, o Gerente Municipal de Trânsito, Anacleto Sobrinho, a Gerente Regional de Trânsito, Ana Paula Daniel Pereira e o Coordenador da Defesa Civil de Coxim Gilberto Portela Lima.