Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025
Coxim
10/01/2015 07:46:00
Enersul emite nota após matéria do EN sobre corte de energia de cliente em Coxim
Foto: Reprodução

A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul) emitiu uma nota de esclarecimento no final da tarde desta sexta-feira (9), após a matéria exibida pelo Edição de Notícias sobre o corte no fornecimento de energia na residência do eletricista Manoel Virgílio da Conceição Junior, localizada na Vila São Paulo em Coxim.

Após ter o fornecimento de energia de sua residência cortado na tarde da última segunda-feira (5), o cliente foi informado na sede da empresa em Coxim, que o valor cobrado em atraso, trata-se dos dias em que o medidor de luz ficou queimado após uma descarga elétrica. Revoltado ele registrou o caso no Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), procurou o Edição de Notícias e disse que pretende acionar a Justiça.

Na nota a Enersul esclareceu que em casos que envolvem suspeita de irregularidades ou defeitos em medidores de energia elétrica, os equipamentos são sempre enviados pela Enersul ao Inmetro que realiza a aferição e indica a causa provável do problema, que pode ser falha ou fraude. O cliente pode acompanhar este procedimento conforme convite e comunicado encaminhado à sua residência.

Após a avaliação do Inmetro o cliente é notificado sobre a cobrança referente ao período em que o medidor não funcionou adequadamente e, dentro do prazo de 30 dias, o cliente pode se manifestar e entrar com recurso administrativo, apresentando suas justificativas.

Ainda conforme a nota, em seguida, a concessionária, não tendo justificativas que determinem a suspensão da cobrança, emite a fatura levando em conta a média do consumo histórico do cliente que, nestes casos, pode também solicitar o parcelamento através dos canais de atendimento da Enersul, já que houve o consumo neste período.

Entenda o caso

Segundo Junior, na última semana de dezembro um funcionário da Enersul foi até sua residência informando que havia uma conta no valor de R$ 306,99 em atraso referente ao mês de agosto de 2014, que o fornecimento seria interrompido após cinco dias úteis caso não houvesse o pagamento e se o cliente quisesse mais informações procurasse a empresa para esclarecimentos.

O cliente revirou em seus documentos e encontrou a conta do mês de agosto devidamente paga e, por isso, não se preocupou, pois acreditava que se tratava de um erro no sistema.

Por volta das 14 horas desta segunda-feira, dois funcionários de uma terceirizada foram até a residência de Junior para interromper o fornecimento. O cliente pediu que eles se identificassem, porém os mesmos informaram apenas que trabalhavam para a Enersul e efetuariam o corte.

Indignado, o eletricista foi até a sede da Enersul em busca de esclarecimentos, onde foi informado que a conta em questão trata-se do período, entre os meses de fevereiro, março, abril, maio e junho de 2014, em que seu medidor ficou queimado por causa de uma descarga elétrica.

Junior explicou que o medidor realmente esteve queimado, porém no mesmo dia em que constatou o dano ele entrou em contato com a Reluz Serviços Elétricos, uma empresa terceirizada da Enersul que realiza este tipo de serviço na região norte do estado, e solicitou a troca do equipamento, o que teria sido feito somente no mês de junho.

O eletricista contou que mesmo com a explicação a empresa teria apenas proposto um acordo de parcelamento da suposta dívida, porém ele se recusou a pagar por algo que até então nem sabia que devia, já que nenhuma conta impressa foi enviada para sua residência. Diante do impasse, Junior foi até o Procon e registrou o caso.

Ainda de acordo com Junior, como se não bastasse, na terça-feira (6) ele constatou que seu nome foi negativado no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

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