Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025
Coxim
29/01/2015 09:00:00
Prefeito recebe equipe da AGRAER em Coxim

Assessoria/AB

Imprimir
Foto: Divulgação

O prefeito Aluizio São José recebeu no final da tarde desta segunda-feira (26) o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), Enelvo Iradi Felini, juntamente com sua equipe para conversar sobre o Projeto de Recuperação de microbacias da sub-bacia do Rio Taquari em execução pela Agraer na região norte do Estado.

Executado pela AGRAER, com recursos oriundos da ANA-Agência Nacional das Águas, o projeto atua em sete microbacias de sete municípios da região norte do Estado do MS, e contempla a conservação de solo e água, recuperação de APP-Áreas de Preservação Permanente, adequação de estradas rurais e recuperação e estabilização de voçorocas.

As microbacias contempladas estão nos seguinte municípios: Coxim: no córrego Torrinhas; Alcinópolis: no córrego Pinguela; Pedro Gomes: no córrego Lobo; Rio Verde de MT: no córrego Rio Verde; São Gabriel do Oeste: no córrego Manso; Camapuã: no córrego Barroso e Figueirão: no córrego Rio Bonito.

As ações compreendem 8.600 hectares de terraceamento, 172 quilôemtros de construção de cercas isolando APP, 6,7 quilôemtros de adequação de estradas rurais e recuperação de 28 voçorocas.

O projeto é uma parceria com o Governo Federal, por meio do MMA (Ministério do Meio Ambiente), por intermédio da Agência Nacional de Águas (ANA) e apoio técnico do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

Participam da sua execução do programa a AGRAER, prefeituras municipais, Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e da Tecnologia (SEMAC), Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e com o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (COINTA).

Também foi discutida ações para fomentar a produção dos agricultores familiares, pois, o governador Reinaldo Azambuja quer estar mais próximo do pequeno produtor e dos municípios para que a produção de MS seja suficiente para abastecer o comércio e para que não haja à necessidade de importar produtos de outros estados.

De acordo diretor-presidente, Enelvo Iradi Felini a intenção do governador é investir na produção primária. “Só para se ter uma ideia hoje a Ceasa de Campo Grande importa aproximadamente 85% dos produtos comercializados na capital. Sendo Mato Grosso do Sul, um estado com tamanho potencial produtivo, queremos organizar a cadeia produtiva em todo o estado”.

Também participaram do encontro o coordenador da Agraer na região de Coxim, Oscar Serrou Camy, e o engenheiro agrônomo José Alexandre Tranin.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias