Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Coxim
12/03/2015 07:21:00
Primeira-dama homenageia 14ª vereadora em solenidade ao dia da mulher

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

A primeira-dama de Coxim, Alessandra Prado, representando o prefeito Aluizio São José, participou na noite desta terça-feira (10) da Solenidade em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher promovida pela Câmara Municipal de Vereadores.

Logo na recepção, cada mulher foi presenteada pelos vereadores com uma rosa, com poemas e uma fitinha sobre a data tão marcante que mudou a participação da mulher na história mundial.

O evento contou com a participação de mulheres de diversos segmentos da sociedade que aproveitaram sua fala para relatar sua experiência de vida, sua área de atuação profissional e ainda reivindicar mais benefícios às mulheres que hoje, além de mães, são chefes de famílias e representam mais da metade da população.

Entre as convidadas para fazer uso da palavra no evento, foi convidada a Secretária Municipal de Educação, Simone Beatriz Gonçalves que ressaltou o avanço da Mulher na busca do aperfeiçoamento profissional, por meio da educação. “Ao contrário dos homens, nós mulheres estamos buscando graduação na idade correta, entre os 17 e 24 anos”.

Já a enfermeira Sinthia Bezerra, coordenadora de Saúde da Mulher, que destacou os avanços no setor desde que o prefeito Aluizio São José assumiu a prefeitura.

Como seria impossível homenagear cada mulher coxinense, o prefeito e a primeira-dama escolheram a 14ª vereadora de Coxim, Dona Benedita. Apesar dos seus 73 anos, e da vida sofrida que teve trabalhando desde criança em lavoura, Dona Benedita faz questão de participar semanalmente das Sessões Ordinárias da Câmara de Coxim. Interessada nas ações desenvolvidas pelos parlamentares diz que não falta nenhuma sessão. “Faço questão de comparecer para saber o que estão fazendo por minha cidade. Hoje não trabalho como antes, cuido da minha chácara e quero ver a cidade que escolhi viver, melhorando cada dia mais”, disse dona Benedita.

Emocionada, dona Benedita recebeu as flores e agradeceu com os olhos marejados, a homenagem. “Nem imaginava que eu iria receber essa homenagem. Só tenho a agradecer”, disse.

MULHERES – CONQUISTAS X DESAFIOS

Muitos direitos foram conquistados, porém o que ainda assusta são os números de violência contra a mulher, além da diferença salarial que há entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, sendo levado apenas o gênero e não as qualificações profissionais de cada um.

De acordo com a Organização Não Governamental Compromisso e Atitute (Lei Maria da Penha), embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, são contabilizados 4,4 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 7º lugar no ranking de países nesse tipo de crime.

Em 2011, foram notificados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde 12.087 casos de estupro no Brasil, o que equivale a cerca de 23% do total registrado na polícia m 2012, conforme dados do Anuário 2013 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Mesmo com dados tão alarmantes e que entristecem a sociedade, as mulheres estão buscando se libertar, e essa liberdade vem por meio da educação, que as “empoderam” diante da sociedade.

Por isso o trabalho da UNESCO leva adiante a sua Prioridade Global de Igualdade de Gênero, por meio de todas as suas áreas de competência – para garantir às meninas e às mulheres igualdade de acesso à educação de qualidade e ao desenvolvimento de competências, à ciência e à tecnologia, à informação e à comunicação. Essa foi a mensagem Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Mulher em 2015.

Foto: Divulgação assessoria
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias