Sheila Forato
ImprimirA causa ainda é desconhecida, mas, um incêndio destruiu a vegetação que margeia a BR-163, próximo ao posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Coxim, na noite desta quarta-feira (21).
O Edição MS esteve no local depois de ser informado por usuários da rodovia.
As chamas eram tão grandes que impediam a visibilidade no trecho, colocando em risco a vida de quem trafegava pelo local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e utilizou aproximadamente dois mil litros de água para combater as chamas, impedindo que invadissem propriedades particulares. Os militares alertam que até mesmo uma bituca de cigarro pode causar incêndio por conta do tempo seco.
Vale lembrar que, além de prejudicar o meio ambiente, as queimadas contribuem para a incidência de doenças, principalmente as respiratórias, sendo que as crianças são mais afetadas do que os adultos, apontam especialistas.
Em Coxim, assim como em muitos municípios brasileiros, as queimadas ainda são constantes. Muitas pessoas ainda utilizam dessa prática considerada primitiva para a limpeza de terrenos ou como forma de destinação do lixo doméstico.
O que muita gente ignora é o fato de que essas queimadas são proibidas. O Código Municipal de Meio Ambiente, em seu artigo 71, veda a queima ao ar livre de materiais que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida, exceto mediante autorização prévia. *Editada para acréscimo de informações.