G1/LD
ImprimirOs gastos dos brasileiros no exterior bateram recorde em todo ano passado, apesar da alta do dólar. Segundo os números divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (23), as despesas lá fora somaram US$ 25,6 bilhões em 2014.
Até o momento, o maior valor de despesas no exterior, para um ano fechado, havia sido registrado em 2013, de US$ 24,98 bilhões. A série histórica da instituição para este indicador tem início em 1947.
Segundo economistas, a alta das despesas no exterior está relacionada com o aumento do emprego e da renda no Brasil – apesar de a economia brasileira estar praticamente estagnada em termos de expansão do Produto Interno Bruto (PIB).
"As viagens para fora, em 2014, continuaram crescendo, mas em um ritmo bem inferior ao que vinha sendo observado em anos anteriores. Um dos fatores é uma própria moderação da renda em 2014, mas principalmente a questão do câmbio. A massa salarial continuou crescendo em 2014, mas em ritmo menor do que anos anteriores", avaliou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel. A previsão do BC para 2015, segundo ele, é de um "crescimento modesto" nos gastos lá fora em relação a este ano.