Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025
Economia
20/11/2015 12:28:00
Vale perdeu R$ 12,6 bi em valor de mercado desde o acidente da Samarco
Rompimento de barragens em Mariana é mais um complicador para mineradora, que já enfrenta desafios, como a derrocada dos preços do minério de ferro

Veja/PCS

Imprimir
Vista da devastação provocada pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG) (Foto: Divulgação)

Nos quinze dias desde a tragédia ambiental em Mariana (MG), as ações da Vale despencaram 15,86%, no caso das ordinárias (ON) e 13,78% para as preferenciais (PNA), enquanto o Ibovespa subiu 0,9%. Com isso, a Vale, controladora da Samarco ao lado da BHP Billiton, perdeu 12,6 bilhões de reais em valor de mercado desde o último dia 4, véspera do desastre, segundo dados da consultoria Economatica.

Analistas do setor destacam que a Vale, assim como outras mineradoras, já vinha enfrentando um cenário difícil em função das perspectivas de desaceleração da economia da China - maior consumidora global de minério de ferro - e da queda da cotação de seu principal produto.

Desde o começo do ano, a companhia perdeu 37,1 bilhões de reais de seu valor de mercado na Bolsa, caindo para atuais 70,5 bilhões de reais. O caso Samarco é um componente adicional a esse cenário difícil, sobretudo devido às incertezas sobre às penalidades que serão aplicadas à empresa e também ao tempo para retomada da operação.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias