Economia
26/12/2013 12:26:27
Vendas de Natal em shoppings crescem 5% em 2013, diz Alshop
Associação atribui número ao aumento do número de lojas. Considerando mesmas lojas, foi pior Natal em cinco anos.
G1/PCS
Imprimir
As vendas\n de Natal dos shopping centers do país cresceram 5% em 2013, na comparação com o\n ano anterior, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping\n (Alshop), divulgada nesta quinta-feira (26). O percentual é próximo ao\n alcançado em 2012, de 6%.nbsp;\n \n Considerando\n o mesmo número de lojas, no entanto, foi o pior Natal em cinco anos, segundo o\n presidente da Alshop, Nabil Sayoun. Isso porque, diferente dos anos anteriores,\n a pesquisa atribui o avanço de 2013 ao aumento do número de lojas não ao\n aumento no volume das vendas.\n \n Para vários segmentos do varejo,\n quando consideradas as mesmas lojas, o crescimento foi negativo ou mesmo o de\n 2012, afirmou a Alshop.\n \n Não foi\n dentro da expectativa, que era de crescimento de 10% a 11%. De qualquer forma,\n o crescimento vegetativo trouxe um fator positivo para quem fez expansão de\n suas lojas, disse Nabil Sahyoun.\n \n Neste\n ano, 16 mil novas foram abertas em 38 shoppings inaugurados. Dos shoppings já\n existentes, 30% tiveram algum tipo de expansão.\n \n Entre os\n fatores que afetaram o desempenho do setor estão o maior endividamento das\n famílias, que tem relação, segundo a pesquisa, com o aumento dos juros; a\n restrição ao crédito por famílias de menor renda; a alta carga tributária e até\n as manifestações que tomaram as ruas no meio do ano.\n \n Os\n gastos com presentes neste Natal de 2013 foram inferiores aos anos anteriores,\n diz a associação.\n \n Preocupação
\n Esse movimento desse ano foi relativamente preocupante. Em anos anteriores,\n tivemos uma mescla. Poder de consumo estava melhor, não tivemos passeatas...\n Esse ano foi atípico. Se tirar tudo isso, na média, não houve crescimento. Se a\n gente considerar os últimos anos, é a primeira vez que isso acontece, afirmou.\n \n Considerando\n a evolução geral das vendas, de janeiro a dezembro, as vendas de shoppings\n cresceram 8% frente ao ano anterior e somaram R$ 132,8 bilhões, motivadas pelo\n crescimento vegetativo das lojas e da necessidade de reposição pelos\n consumidores de suas necessidades essenciais.\n \n Para\n 2014, as perspectivas não são muito positivas. De acordo com Sayuon, o número\n de novos shoppings que deverão ser inaugurados será menor que em 2013. Não\n existe tanto lojista para tanto shopping center. Devemos ter queda entre 20 e\n 25 shoppings inaugurados em função da fallta de lojista e do momento da\n economia.\n \n O câmbio\n é o que mais preocupa o setor por causa da inflação. A Copa deve influir\n positivamente a venda de alguns setores, como de bens duráveis (televisores),\n de alimentos. Trabalhos com perspectiva de crescimento real de 3%, que também\n deve se dar também ao crescimento vegetativo, à expansão dos já existentes e da\n abertura desses novos, disse o presidente da associação.\n \n Serasa
\n Os dados da Serasa Experian, divulgados também nesta quinta-feira, mostram que\n as vendas de Natal tiveram o resultado mais fraco desde o início do\n levantamento, em 2003. A pesquisa mostra que as vendas cresceram 2,7% em todo o\n país na semana da data, de 18 a 24 de dezembro. Até então, o pior resultado\n havia sido registrado em 2011, quando a alta ficou em 2,8%.\n \n No fim de\n semana que antecedeu o Natal (20 a 22 de dezembro) as vendas subiram ainda\n menos, 2,1% na comparação com o mesmo período de 2012.\n \n Segundo\n os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito, determinado\n pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais\n fraco das vendas de natal neste ano de 2013. O elevado nível de endividamento e\n a diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também\n contribuíram para o resultado.\n \n \n
\n Esse movimento desse ano foi relativamente preocupante. Em anos anteriores,\n tivemos uma mescla. Poder de consumo estava melhor, não tivemos passeatas...\n Esse ano foi atípico. Se tirar tudo isso, na média, não houve crescimento. Se a\n gente considerar os últimos anos, é a primeira vez que isso acontece, afirmou.\n \n Considerando\n a evolução geral das vendas, de janeiro a dezembro, as vendas de shoppings\n cresceram 8% frente ao ano anterior e somaram R$ 132,8 bilhões, motivadas pelo\n crescimento vegetativo das lojas e da necessidade de reposição pelos\n consumidores de suas necessidades essenciais.\n \n Para\n 2014, as perspectivas não são muito positivas. De acordo com Sayuon, o número\n de novos shoppings que deverão ser inaugurados será menor que em 2013. Não\n existe tanto lojista para tanto shopping center. Devemos ter queda entre 20 e\n 25 shoppings inaugurados em função da fallta de lojista e do momento da\n economia.\n \n O câmbio\n é o que mais preocupa o setor por causa da inflação. A Copa deve influir\n positivamente a venda de alguns setores, como de bens duráveis (televisores),\n de alimentos. Trabalhos com perspectiva de crescimento real de 3%, que também\n deve se dar também ao crescimento vegetativo, à expansão dos já existentes e da\n abertura desses novos, disse o presidente da associação.\n \n Serasa
\n Os dados da Serasa Experian, divulgados também nesta quinta-feira, mostram que\n as vendas de Natal tiveram o resultado mais fraco desde o início do\n levantamento, em 2003. A pesquisa mostra que as vendas cresceram 2,7% em todo o\n país na semana da data, de 18 a 24 de dezembro. Até então, o pior resultado\n havia sido registrado em 2011, quando a alta ficou em 2,8%.\n \n No fim de\n semana que antecedeu o Natal (20 a 22 de dezembro) as vendas subiram ainda\n menos, 2,1% na comparação com o mesmo período de 2012.\n \n Segundo\n os economistas da Serasa Experian, o encarecimento do crédito, determinado\n pelas sucessivas altas nas taxas de juros, proporcionou um crescimento mais\n fraco das vendas de natal neste ano de 2013. O elevado nível de endividamento e\n a diminuição da confiança dos consumidores neste final de ano também\n contribuíram para o resultado.\n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias