Da assessoria/LD
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira, 22, o processo seletivo com 1.630 vagas em cursos técnicos a distância, oferecidos por meio do programa Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação.
As vagas são para os cursos de Administração, Automação Industrial, Edificações, Manutenção e Suporte em Informática e Serviços Públicos. A oferta contempla 14 municípios do Estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet entre os dias 5 e 19 de janeiro de 2015. O único requisito para participar da seleção é ter concluído o ensino médio.
O edital com os locais de oferta em cada município, dias de aula e todas as regras da seleção está disponível na Central de Seleção. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Ações Afirmativas – Metade das vagas é destinada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Desse total, o IFMS reserva cotas a estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.
No ato da inscrição, o estudante deverá fazer a opção por “Beneficiário de Ação Afirmativa”. A condição deverá ser comprovada documentalmente no ato da matrícula.
Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico aberto ao público no dia 26 de janeiro, na Reitoria do IFMS, em Campo Grande.
A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 3 de fevereiro. A matrícula está prevista para os dias 5, 6 e 9 do mesmo mês.
Cursos – São semipresenciais, com aulas disponibilizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem. Uma vez por semana, o estudante deve participar de encontros nos polos de ensino.
São ofertados por meio da Rede e-Tec Brasil, que busca democratizar o acesso ao ensino profissionalizante com a oferta de cursos gratuitos na modalidade a distância.