Da assessoria/LD
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu na quarta-feira, 13, 1.100 vagas em cursos técnicos presenciais e de qualificação profissional. Serão abertas turmas em dez municípios. Os editais com as regras dos dois processos seletivos estão disponíveis na Central de Seleção, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Ao todo, são oferecidas 750 vagas em cursos de qualificação profissional nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Para concorrer é preciso ter no mínimo 14 anos e a escolaridade exigida para cada curso, conforme o edital 015/2015.
As outras 360 vagas são para cursos técnicos presenciais subsequentes, ou seja, destinadas a candidatos que já concluíram o ensino médio. Serão abertas turmas em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital 016/2015.
Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas pela internet entre 22 e 28 de maio. O interessado deve se inscrever pela Página do Candidato, da Central de Seleção. Computadores serão disponibilizados nos câmpus do IFMS para quem não tem acesso à internet. Endereços e horários de atendimento constam nos editais.
A seleção será feita por sorteio eletrônico marcado para o dia 1º de junho. A divulgação dos classificados para os cursos está prevista para o dia seguinte, e as matrículas deverão ser feitas nos dias 10 e 11 de junho. A previsão é que as aulas tenham início a partir de 27 de julho.
Cotas – Há reserva de vagas para candidatos que cursaram toda a escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar mensal bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
Para concorrer, é preciso se manifestar como Beneficiário de Ação Afirmativa (cotas) no ato da inscrição.