Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Educação
16/08/2012 06:33:25
MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio em quatro áreas
A mudança prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos (em ciências da natureza).

Folha/PCS

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Foto: Editoria de arte/Folhapress
\n \n O Ministério da Educação prepara um novo currículo do ensino\n médio em que as atuais 13 disciplinas sejam distribuídas em apenas quatro áreas\n (ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática). A mudança\n prevê que alunos de escolas públicas e privadas passem a ter, em vez de aulas\n específicas de biologia, física e química, atividades que integrem estes conteúdos\n (em ciências da natureza). \n \n A proposta deve ser fechada ainda neste ano e encaminhada\n para discussão no Conselho Nacional de Educação, conforme a Folha informou\n ontem. Se aprovada, vai se tornar diretriz para todo o país. \n \n Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os alunos\n passarão a receber os conteúdos de forma mais integrada, o que facilita a\n compreensão do que é ensinado. \n \n "O aluno não vai ter mais a dispersão de\n disciplinas", afirmou Mercadante ontem, em entrevista à Folha. \n \n Outra vantagem, diz, é que os professores poderão se fixar\n em uma escola. \n \n Um docente de física, em vez de ensinar a disciplina \n \n em três colégios, por exemplo, fará parte do grupo de\n ciências da natureza em uma única escola. \n \n Ainda não está definida, porém, como será a distribuição dos\n docentes nas áreas. \n \n A mudança curricular é uma resposta da pasta à baixa\n qualidade do ensino médio, especialmente o da rede pública, que concentra 88%\n das matrículas do país. \n \n Dados do ministério mostram que, em geral, alunos das\n públicas estão mais de três anos defasados em relação aos das particulares. \n \n Educadores ouvidos pela reportagem afirmaram que a proposta\n do governo é interessante, mas a implementação é difícil, uma vez que os\n professores foram formados nas disciplinas específicas. \n \n O secretário da Educação Básica do ministério, Cesar\n Callegari, diz que os dados do ensino médio forçam a aceleração nas mudanças,\n mas afirma que o processo será negociado com os Estados, responsáveis pelas\n escolas. \n \n Já a formação docente, afirma, será articulada com\n universidades e Capes (órgão da União responsável pela área). \n \n Uma mudança mais imediata deverá ocorrer no material\n didático. Na compra que deve começar neste ano, a pasta procurará também livros\n que trabalhem as quatro áreas do conhecimento. \n \n Organização semelhante foi sugerida em 2009, quando o\n governo anunciou que mandaria verbas a escolas que alterassem seus currículos.\n O projeto, porém, era de caráter experimental.
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