Assessoria/AB
ImprimirO Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta segunda-feira (16) a solenidade de transmissão de cargo de diretor-geral do Campus Coxim. O evento será às 19h na Câmara Municipal - Rua João Pessoa, 130 - e contará com a presença do reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak.
Eleito pela comunidade acadêmica no mês passado, o professor Francisco Xavier da Silva irá receber o cargo do professor Ubirajara Cecílio Garcia, dirigente pro tempore que esteve à frente do campus desde o início das atividades, em 2011.
Francisco foi formalmente empossado no cargo no último dia 29, em cerimônia realizada pelo Conselho Superior do IFMS, em Campo Grande. A portaria de nomeação foi publicada no mesmo dia, no Diário Oficial da União.
O mandato do novo diretor terá duração coincidente ao restante do mandato do reitor do IFMS, empossado no cargo no final de novembro de 2015.
Diretor – Francisco é natural de Rondonópolis (MT) e ingressou como professor no IFMS na área de Informática no ano de 2010. Na instituição, ocupou a coordenação-adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
É especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), e possui licenciatura plena em duas áreas, Informática e Matemática, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Por dez anos, foi professor da rede estadual de Mato Grosso.
Francisco Xavier foi eleito com 47,39% dos votos, que em números absolutos equivalem a 237 votos, sendo 21 de técnicos, 27 de docentes e 189 de discentes. Foram registrados 41 votos brancos e nove nulos. Abstiveram-se 36,76% dos eleitores aptos a votar.
Campus Coxim – Em funcionamento desde 2011, o campus oferece cursos técnicos integrados em Alimentos e Informática, cursos subsequentes em Aquicultura (presencial), Administração e Serviços Públicos (a distância), além de cursos de qualificação profissional.
No ensino superior, são ofertados cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e em Sistemas para Internet, Licenciatura em Química, e pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
De acordo com dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), o campus possui 968 estudantes matriculados em todas as modalidades de ensino. Além de Coxim, a população de outros nove municípios da região norte do Estado é atendida pela unidade por meio da educação a distância.
Na área de pesquisa aplicada e inovação, estudantes e professores do IFMS em Coxim já desenvolveram 116 projetos de pesquisa desde 2012, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica.
O campus foi o primeiro do IFMS a ter uma estudante participando do programa Ciência Sem Fronteiras, com a aluna Naiara Reis, da Licenciatura em Química. Duas outras estudantes, do técnico integrado, representaram o Brasil na Intel/ISEF, a maior feira científica de nível médio do mundo. O projeto desenvolvido estuda o potencial anticancerígeno da soja e foi um dos 50 melhores das Américas na edição 2014 do evento.
O campus também é o primeiro a apresentar resultados de um projeto de incubação, com a Associação e a Loja Mil Artes, criadas por estudantes que concluíram o curso de qualificação profissional de Arte em Cerâmica, oferecido pelo Programa Mulheres Mil.
As atividades do IFMS em Coxim são desenvolvidas na Rua Salime Tanure, s/nº, Bairro Santa Tereza.
IFMS – Com campi em dez municípios, o IFMS tem cerca de oito mil estudantes matriculados na educação profissional e tecnológica em cursos técnicos de nível médio e superiores, na pós-graduação e em cursos de qualificação profissional.
A oferta contempla as áreas de recursos naturais, ambiente e saúde, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia e controle e processos industriais.
Além disso, o IFMS atende pela educação a distância, por meio do Programa Rede e-Tec Brasil, a população de 14 municípios onde não há campus. São sete cursos, com duração média de um ano e meio, oferecidos em parceria com as prefeituras municipais.
Na área da pesquisa, são mais de 560 projetos desenvolvidos desde 2012, que são destaque em feiras regionais e nacionais. A instituição também fomenta a iniciação científica em escolas particulares e públicas. São 900 trabalhos de estudantes de ensino fundamental e médio apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS até hoje.