Da assessoria/SF
ImprimirA reivindicação é antiga, mas, pela primeira vez na história profissionais da educação serão capacitados através do Prófuncionário. A aula inaugural ocorreu no sábado (08), na Escola Estadual Comandante Maurício Coutinho Dutra, em Sonora.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre município, estado e união. Por enquanto, 50 funcionários se inscreveram para a capacitação que se estende por 18 meses, mas o número deve crescer, conforme a presidente do Simted de Sonora, Edna Maria Soares da Silva.
O Prófuncionário é um programa de formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. De acordo com o prefeito Yuri Valeis (PR), a formação em nível técnico é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, consequentemente, para a carreira.
Além da capacitação, ao término do curso, os participantes recebem acréscimo no salário, tanto profissionais do município quanto do estado. Para a presidente do Simted, com essa ação o prefeito comprova, mais uma vez, seu compromisso com a educação, “pois capacitação é sinônimo de valorização do profissional”, emendou Edna.
A gerente de Educação, Sônia Stucki Alves, informou que, além da gestão para viabilizar o Prófuncionário para Sonora, a prefeitura terá de arcar com alguns custos. O curso é semipresencial, com aulas a cada 15 dias na Escola Estadual, onde os alunos serão recepcionados pelo diretor Valtedon Martins Novais. A próxima aula presencial será no dia 29 deste mês.