Sexta-Feira, 2 de Maio de 2025
Educação
05/07/2015 10:40:00
Sem apoio, grupo compete entre melhores da tecnologia mundial
Acadêmicos são únicos brasileiros e latino-americanos a participar de feira

Correio do Estado/PCS

Imprimir
Equipamento custou R$ 20 mil de investimentos próprios (Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado)

Sem apoio de agências de fomento ou dos governos, alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desenvolveram uma tecnologia única no mundo: um carregador sem fio com poder de abastecer uma bateria elétrica de carro, e mais, com a possibilidade do carregamento acontecer enquanto o carro está em movimento.

O feito pioneiro, colocou os jovens engenheiros elétricos em destaque na inovação eletrônica global, e garantiu que o time de sul-mato-grossenses fossem os únicos representantes de toda América Latina e do país a serem finalistas na principal competição internacional na área de energia futurista: International Future Energy Challenge, realizada no próximo dia 13 em Dearborn, Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Das 16 universidades classificadas, apenas 9, de Taiwan, Japão, Coreia, Estados Unidos, China, Alemanha e do Brasil, estão na final.

Quatorze alunos de Engenharia Elétrica e três professores-orientadores do Laboratório de Inteligência Artificial, Sistemas Digitais e Eletrônica de Potência, o Batlab, vão representar o país na disputa mundial. O próprio laboratório bancou os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto, cerca de R$ 20 mil, e as passagens aéreas para que a equipe chegue aos EUA. Os estudantes, além passar dias inteiros - e até madrugadas - se dedicando à competição, também ajudaram trazendo de casa ferros de solda e pequenas peças.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias