CE/LD
ImprimirAs inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bem como o prazo para fazer alterações no cadastro, terminam nesta terça-feira (21). O curso de graduação mais concorrido do processo seletivo é o de medicina, que tem 71 vagas disponíveis em Instituições Públicas de Mato Grosso do Sul.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é a que oferta mais vagas, com 28 abertas pelo Sisu. Destas, 16 são para o campus de Campo Grande, e 12 para o campus de Três Lagoas. Todas as vagas são para o 1º semestre de 2025.
Já a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem 23 vagas, todas para o campus de Campo Grande.
Na Universidade Federal da Grande Dourados, são 20 vagas ofertadas para medicina pelo Sisu, todas para o 2º semestre de 2025.
Depois da medicina, aparecem entre os dez mais concorridos:
Engenharia de computação;
Direito;
Odontologia;
Ciência da Computação;
Engenharia de Software;
Enfermagem;
Psicologia;
Engenharia Civil;
Arquitetura e Urbanismo.
Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas no dia 17 de janeiro, e se encerram nesta terça-feira (21).
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante:
tenha o ensino médio completo;
tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
e não tenha zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC nº 391/2002.
É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio.
Classificação
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.
Oferta
Os estados com mais vagas ofertadas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas – 9.050 e 8.683, respectivamente. Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) é o que têm mais vagas (6.022), seguido do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) com 5.675 e do Instituto Federal da Paraíba com 2.850.
Em Mato Grosso do Sul, as universidades públicas ofertam 4.880 vagas.
O Sisu 2025 traz ainda 14.521 vagas de grau tecnológico, em cursos variados, como energias renováveis; gestão de dados, tecnologia da informação; ciência dos dados; análise e desenvolvimento de sistemas; redes de computadores; telemática; sistemas para internet; sistemas de telecomunicações, entre outros.
Cotas
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.Todas as instituições de educação superior participantes doSisu2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Etapas
A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes.Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro,participando da seleção uma única vez. A chamada regular está prevista para 26 de janeiro.
Alista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes,durante todo o ano,para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro,também pelo Portal Acesso Único.
Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular, como por meio da lista de espera,deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente.
A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.