Assessoria/AB
ImprimirA 4ª edição da Trilha Pantanal Coxim, realizada entre os dias 12 a 16 de fevereiro consagra-se como um evento ímpar principalmente por conta da atratividade do pantanal e por sua modalidade esportiva, o off road.
A TPC deste ano deixou claro que o off road é uma modalidade que não tem idade, sexo, raça nem credo. Com participantes com 64 anos, como no caso do paulista Celso, batizado carinhosamente por “Seu Madruga”, e como o jipeiro de Campo Grande, Gabriel de Lima de 19 anos, que viveu a aventura da trilha com seu avô.
Uma das equipes participantes, Calangos de Pedra Petra de Mato Grosso, deixou claro que estar na 4ª TPC era abraçar o sonho de realizar toda a trilha. O representante dos Calangos Jeep Clube de Pedra Preta, Marcelo Vieira parabenizou o organizador do evento, Aristol Contini e a parceria da Prefeitura Municipal, em nome do prefeito Aluizio São José. “Estamos aqui para abraçar esse sonho que é participar dessa trilha. Um evento muito bem organizado e nós estamos aqui representando Pedra Preta (MT)”.
Os integrantes do Jeep Club Sem Club da cidade de Gaspar (SC) viajaram mais de 1,4 mil Km para participar da 4ª TPC, por meio de seu representante, Luiz disse sobre superação das expectativas do seu grupo sobre o evento. “Chegamos no domingo (08) e saboreamos a culinária regional, fizemos passeios em lugares incríveis e enfrentamos o Pantanal, com seus desafios e belezas sem igual. A experiência nos proporcionou muita emoção, enfrentamos muita água e areia. Nossas viaturas vieram preparadas e superamos o desafio. Valeu muito a pena”.
Itamar dos Santos de Diadema São Paulo está no mundo off road há pelo menos dez anos, disse que nunca tinha feito uma aventura como a 4ª TPC. “Encarar o Pantanal é uma novidade. Foi bem diferente do que estou acostumado a fazer. Foi gratificante porque o pessoal de Coxim é maravilhoso. A assistência que tivemos aqui é de primeiro mundo. Vou levar momentos daqui para o resto da vida. Momentos de muita emoção, muito carinho que recebi aqui. É uma satisfação imensa poder estar com esse povo tão gentil e hospitaleiro. Um pedaço do país onde a gente vive e não tinha tido a oportunidade de conhecer. Tenho certeza que vou voltar a Coxim para poder desfrutar dos encantos naturais. Coxim já faz parte de mim”, concluiu.
O empresário Osvaldo, juntamente com sua esposa Val, proprietário da Cri-Cri Pneus, localizada na São José Dos Pinhais (PR), veio a Coxim por trabalhar com o segmento “off road”. “A Cri-Cri Pneus tem como uma de suas especialidades pneus off road recauchutados. Conhecida no mundo dos jipeiros, nossa empresa além de ser fornecedora de pneus para veículos de competição e também para jipeiros que gostam de aventuras diversas, participa de eventos e competições na terra, na lama e onde pudermos estar”.
O casal do Paraná, além de encarar a aventura, nos dá um exemplo de amor, respeito e cumplicidade. Comemoraram 35 anos de casado no dia 09 de fevereiro. “Estamos unidos pelo amor e pela aventura, aonde eu vou levo minha esposa comigo, minha companheira de toda vida”, disse Osvaldo, mais conhecido por Cri-Cri.
Mas nem só de “forasteiros” foi feita a trilha, o casal, Andressa e Ricardo de Coxim, encarou o desafio de quadriciclo. “Foi a maior adrenalina participar”.
De acordo com o organizador do evento, Aristol Contini apenas com o evento off road promovido por ele neste feriadão, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim, cerca de 200 “jipeiros” (off roaders) vindos de pelo menos nove estados do Brasil e de países vizinhos como o Paraguai e a Bolívia, fomentaram a economia local com gastos em hotéis, restaurantes, passeios turísticos, postos de combustíveis, farmácias e supermercados, entre outros.
O prefeito Aluizio São José acredita no potencial do evento, que a cada ano tem aumentado à participação de jipeiros vindos de diversas localidades do Brasil. “Os olhos dos amantes do Off Road estão voltados para Coxim. Encerrado o evento, cada participante poderá retornar para conhecer outros atrativos turísticos, trazendo as famílias e indicando para os amigos nossa cidade como rota do ecoturismo sul-mato-grossense”, garantiu o prefeito.
De acordo com Aluizio, futuramente há a intenção de agregar novidades a Trilha Pantanal Coxim, como por exemplo: Gaiola Cross; Jeep Indoor; Extreme Trophy Brasil e Salão Off Road (com exposição que mostra ao público visitante o que há de novidade no segmento automotivo e 4x4. Itens como vestimentas, calçados, artigos para carros, peças, pneus, entre outros). Além de trazer provas do circuito nacional de Rally e de provas Indoor.
Antes de partirem para o Pantanal os jipeiros e a população coxinense puderam curtir uma festa de recepção, realizada na Praça da Concha Acústica. Além do show com a banda Muchileiros, o espaço contou com praça de alimentação, brinquedos para criançada, exposição de veículos e stand do Centro de Atendimento ao Turista, que forneceu não só informações sobre a trilha, mas também das atrações turísticas de Coxim.
O que ficou do evento, além da aventura, da superação do homem e da máquina, e da contemplação da natureza, foram os laços de amizade que são formados desde o início da TPC e ficaram claros nas horas das dificuldades, durante a trilha. A 4ª edição da Trilha Pantanal Coxim entra para história dos eventos bem sucedidos de Coxim, que deixou marcar em todos àqueles que direta ou indiretamente participaram do evento.