Sábado, 3 de Maio de 2025
Esportes
15/12/2016 15:55:00
Aposentado desde 2015, Tinga é o novo gerente de futebol do Cruzeiro

Globo Esporte/LD

Imprimir

O Cruzeiro anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, a contratação do ex-jogador Tinga para o cargo de gerente de futebol. Como volante, começou a carreira em 1997, no Grêmio, e teve passagens por clubes do Japão, Portugal e Alemanha. No Brasil, defendeu Grêmio, Botafogo, Internacional e Cruzeiro, onde encerrou a carreira em 2015. O anúncio foi feito pela assessoria de comunicação do clube, que vai divulgar mais informações durante a tarde.

Cerca de um ano após encerrar a carreira dentro de campo, Tinga volta ao futebol para atuar nos bastidores. Desde que pendurou as chuteiras, vinha trabalhando com palestras motivacionais para futuros atletas, pais e educadores. Nas conversas, Tinga abordava temas como a importância do esporte e dos estudos na vida dos jovens, a busca pelos sonhos e a superação de desafios.

Paulo César Fonseca do Nascimento tem o apelido de Tinga em função do bairro onde foi criado - Restinga, em Porto Alegre. Em campo, teve uma carreira brilhante e com muitos títulos: as duas Libertadores pelo Inter (2006 e 2010), as duas Copas do Brasil pelo Grêmio (1997 e 2001) e os dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014) pelo Cruzeiro foram as principais conquistas. Também teve uma excelente passagem pelo Borussia Dortmund, da Alemanha, onde foi ídolo da torcida.

A carreira de Tinga também foi marcada por um episódio triste de racismo em fevereiro de 2014. Já no Cruzeiro, sofreu com o preconceito dos torcedores do Real Garcilaso, do Peru, em um jogo pela Libertadores.

Quando aposentou, Tinga já tinha o plano de estudar para se tornar um profissional para atuar nos bastidores do futebol. Além das palestras, fez também um curso de gestão e se preparou para a função. A nova fase da carreira começará, portanto, onde terminou a primeira - e vencedora - etapa.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias