Correio do Estado/LD
ImprimirEm temporada de preparação para os Jogos Olímpicos, que acontecem ano que vem no Rio de Janeiro, os judocas brasileiros encaram uma série de competições. Encerrado na madrugada de ontem, o selecionado nacional conquistou o título do Campeonato Pan-Americano da modalidade realizado em Edmonton, Canadá.
Um dos destaques do judô nacional, o campo-grandense Rafael Silva contribuiu para a conquista brasileira com a medalha de prata na competição individual e o ouro por equipes.
No total, depois de quatro dias de competição, foram 15 medalhas faturadas por judocas brasileiros no individual, sendo oito ouros, seis pratas e um bronze. Por equipes, o time nacional foi ouro com o masculino ao vencer Cuba na decisão e prata no feminino, com vitória sobre o Canadá.
“Acho que foi uma boa competição, apesar da prata e deu para colocar em prática bastante do que venho treinando. Este ano será longo e uma curva de evolução até as Olimpíadas é sempre importante. Todas as competições até lá serão preparatórias para esse objetivo”, afirmou Rafael, que para chegar à final bateu Matjaz Ceraj, Andrey Volkov, Iurii Krakovetskii e Iakiv Khammo. Entretanto, na decisão contra Jaballah, medalhista de bronze do Mundial de 2013, o brasileiro acabou levando uma punição a mais do que o tunisiano (3 a 2) e perdendo a medalha de ouro.
Além do pódio, o resultado recolocou o sul-mato-grossense na liderança do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), ultrapassando o francês Teddy Riner.