Sexta-Feira, 15 de Agosto de 2025
Esportes
24/02/2015 08:55:00
Fifa orienta mudança na Copa 2022, Uefa apoia, mas Premier League reage

Globo Esporte/LD

Imprimir

A Fifa publicou em seu site o que muitos esperavam, mas com o que nem todos concordam: a Copa do Mundo de 2022 deve mesmo ter a data de disputa alterada de junho e julho para novembro e dezembro, por causa das altas temperaturas no verão do Oriente Médio - passam de 40º C e podem chegar a 50º C. A proposta é fruto de um estudo de seis meses de um grupo de trabalho da entidade para o calendário internacional entre 2018 e 2024, foi finalizada em Doha nesta terça-feira e vai ser discutida na próxima reunião de seu Comitê Executivo, nos dias 19 e 20 de março, em Zurique, Suíça. De acordo com o relatório, todas as seis confederações continentais apoiam a decisão, inclusive a Uefa. Mas a Premier League, dos clubes da Inglaterra, reagiu imediatamente e se posicionou contrária à alteração por meio de declarações de seu presidente Richard Scudamore a sites de jornais europeus.

Além da mudança de data, o estudo também propõe a redução nas datas da competição, para menos de um mês, e a transferência da Copa das Confederações do ano anterior, mantida em junho e julho, para outro país asiático. Com essa alteração, o Mundial de Clubes de 2021 seria disputado no Catar para servir de evento-teste para a Copa do Mundo.

A oposição dos clubes europeus à mudança de data não foi compartilhada pela Uefa. A entidade presidida pelo francês Michel Platini expressou oficialmente seu apoio. Mas, poucas horas depois de a Fifa anunciado o resultado do estudo, Richard Scudamore, presidente da Premier League, organização dos times da elite inglesa, apoiado pelas dos outros principais países do continente, disse estar "decepcionado" e qualificou como "muito mal" a decisão, dizendo que a "Uefa nos abandonou". Para os dirigentes, a Copa do Mundo de 2022 deveria ser antecipada para maio, o que só impactaria na finalização mais cedo do calendário dos campeonatos nacionais, não na reprogramação na sua metade inicial.

Em janeiro, o diretor-executivo de comunicação e marketing do Comitê Supremo da Copa de 2022, Nasser Al-Khater, garantiu em entrevista realizada em janeiro que as tecnologias de refrigeração dos estádios podem suportar as altas temperaturas.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias