Band/LD
ImprimirA Fifa voltou a se pronunciar a favor da realização da Copa do Mundo de 2022 no inverno, por causa das fortes temperaturas do Qatar, e apresentou nesta segunda-feira argumentos contra a possibilidade da competição ocorrer em abril ou maio, como pediram os clubes europeus.
Em junho e julho, meses em que o Mundial costuma ser organizado, como aconteceu neste ano, no Brasil, as temperaturas podem chegar até 50 graus no país árabe.
Por isso, a Fifa realizou nesta segunda-feira uma reunião de trabalho na sua sede, em Zurique, com representantes de todos os setores do futebol mundial (sindicatos de jogadores, clubes, ligas e comitê organizador local da Copa-2022) para avaliar as melhores opções.
"Estamos nos aproximando de afunilamento que resultaria em duas opções, janeiro-fevereiro ou novembro-dezembro, mas também foi pedido para que a Fifa avalie o mês de maio", explicou o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke, em comunicado.
A Associação Europeia dos Clubes (ECA) e o Sindicato das Ligas Profissionais Europeias de Futebol (EPFL) sugeriram duas soluções, abril-maio e maio-junho, respectivamente.
Presidente da ECA, o alemão Karl-Heinz Rummenigge disse na semana passada que os clubes europeus "pagariam a conta" se a Copa fosse realizada durante o inverno, bem no meio da temporada no Velho Continente.
No entanto, o diretor médico da Fifa, Jirí Dvorák, fez um relatório sobre "os problemas ligados à saúde dos jogadores e torcedores" caso a competição seja disputada dos meses de abril a setembro, explicou a Fifa no seu comunicado, sem fornecer outros detalhes.
Valcke também ressaltou o fato do ramadã começar no dia 2 de abril em 2022, o que teria um forte impacto em vários jogadores caso o período de abril-maio seja escolhido para sediar a Copa.
Hassan Al Thawadi, presidente do Comitê Organizador do Mundial de 2022, afirmou que "para o oriente médio, o ideal seria o inverno", embora tenha garantido o "comprometimento total" do Qatar em organizar a Copa prometida na hora da candidatura (em junho e julho).
De acordo com os catarianos, seria possível organizar a Copa no verão com o uso de climatizadores, mas o país garante que a competição será realizada "da melhor forma possível", qualquer que seja a data escolhida pela Fifa.
A próxima reunião sobre o assunto está marcada para o início do ano que vem.